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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Cláudia Roquini-
dc.date.accessioned2021-08-23T16:50:41Z-
dc.date.available2021-08-23T16:50:41Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.date.submitted2021-07-29-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, C. R. A intencionalidade docentes nas propostas pedagógicas com a leitura e a contação de histórias na educação infantil. 2021. 105 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46922-
dc.description.abstractUnderstanding that the purpose of teacher training is the improvement of knowledge and qualification of the educational practices, this research sought an understanding of the knowledge constructed for the development of pedagogical activities with children's literature and storytelling based on playfulness and imaginary creation. Given the guidelines provided in the official documents about the pedagogical work with literary reading, one may ask to what extent the activities with reading are perceived as a re-signifying instrument for the acquisition of new knowledge by teachers, to guide an educational practice in a meaningful way? To this end, the research aims to identify arguments that subsidize and guide the understanding of the pedagogical work with literary reading and storytelling by four teachers who work in early childhood education. To do so, we chose to carry out field research, under a qualitative approach from a semi-structured collective interview, remotely, through videoconference, with open questions, with teachers who work in early childhood education in a private school, located in a city in Campo das Vertentes. As theoretical support for the proposed reflection is based on the discussion about teacher training in the light of the ideas of Tardif (2002, 2014), Nóvoa (1997), Gadotti (2003); regarding the concept of reading, we anchor ourselves in Goulemot (2001) and Solé (1998) and about literary reading in the studies of Cosson (2016). The results point to argumentative indications that subsidize and guide the understanding of the pedagogical work of the interviewed teachers. Thus, we identified arguments concerning: (a) pedagogical strategies used in reading and storytelling activities; (b) understanding about literary formation; and (c) reading and storytelling situations. The teachers' arguments demonstrate pedagogical actions marked by intentionality in the activities of reading and telling stories, in the search for continuous training on how to do it, and in the daily improvement of the development of pedagogical proposals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeacher knowledgept_BR
dc.titleA intencionalidade docentes nas propostas pedagógicas com a leitura e a contação de histórias na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe intentionality of teachers in pedagogical proposals with the reading and telling of stories in early childhood educationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee1Lobo, Dalva de Souza-
dc.contributor.referee2Souza, Renata Junqueira-
dc.description.resumoEntendendo que a formação docente tem por finalidade o aprimoramento de saberes e qualificação das práticas educativas, esta pesquisa buscou uma compreensão dos conhecimentos construídos para a elaboração das atividades pedagógicas com a literatura infantil e a contação de histórias a partir da ludicidade e da criação imaginária. Diante das orientações dispostas em documentos oficiais sobre o trabalho pedagógico com a leitura literária, pode-se questionar até que ponto as atividades com a leitura são percebidas como instrumento de ressignificação para a aquisição de novos conhecimentos pelos professores, de modo a orientar uma prática educativa de forma significativa? Para isso a pesquisa assume por objetivo identificar argumentações que subsidiam e orientam a compreensão do trabalho pedagógico com a leitura literária e a contação de histórias de quatro professoras que atuam na educação infantil. Para tanto, optou-se por realizar pesquisa de campo, sob abordagem qualitativa a partir de uma entrevista coletiva semiestruturada, de forma remota, por meio de vídeo conferência, com perguntas abertas, com professoras que atuam na educação infantil de uma escola da rede privada, localizada em uma cidade do Campo das Vertentes. Como subsídio teórico para reflexão proposta apoia-se na discussão a respeito da formação de professores à luz das ideias de Tardif (2002, 2014), Nóvoa (1997), Gadotti (2003); no que concerne ao conceito de leitura nos ancoramos em Goulemot (2001) e Solé (1998) e quanto a leitura literária nos estudos de Cosson (2016). Os resultados apontam indícios argumentativos que subsidiam e orientam a compreensão do trabalho pedagógico das professoras entrevistadas. Assim identificamos argumentos referentes: às (a) estratégias pedagógicas utilizadas nas atividades de ler e contar histórias; à (b) compreensão sobre a formação literária e às (c) situações de leitura e contação de histórias. Os argumentos das professoras demonstram ações pedagógicas marcadas pela intencionalidade nas atividades de ler e contar histórias, na busca de uma formação continuada sobre como fazer e no aprimoramento diário do desenvolvimento das propostas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8381088495522120pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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