Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46933
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Helena Maria | - |
dc.creator | Villarta-Neder, Marco Antônio | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-23T18:45:04Z | - |
dc.date.available | 2021-08-23T18:45:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-04 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDER, M. A. Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem. Diacrítica, Braga, v. 34, n. 1, p. 4-25, 2020. DOI: doi.org/10.21814/diacritica.362. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46933 | - |
dc.description.abstract | This article aim is to discuss signical nature of the videoanimation play For the Birds, from Pixar Studios and its intersubjective, ethical and didactic-pedagogical implications of its thema and its very intersignical dialogue nature. For that, a conceptual framework, about verbal and non-verbal semiosis, as far as epistemological/axiological bases about intersubjective relations built in those texts, considering its didactic-pedagogical implications, will be mobilized. In the first case, theories about signs, language(s), non-verbal semiosis and multisemiosis will be used. Basically, will be used authors from Bakhtin, Medvedev and Volóchinov´s Circle, as well theoretical approaches about cinema and audiovisual produciton. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.source | Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos | pt_BR |
dc.subject | Multissemiose | pt_BR |
dc.subject | Videoanimação | pt_BR |
dc.subject | Signos (Semiótica) | pt_BR |
dc.subject | Linguagens - Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Multisemiosis | pt_BR |
dc.subject | Videoanimation | pt_BR |
dc.subject | Signs (Semiotics) | pt_BR |
dc.subject | Languages - Teaching-learning | pt_BR |
dc.title | Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Alterity and responsibility: videoanimation multissemiotical text reading as intersubjective construction in teaching/learning situation | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo pretende discutir a natureza sígnica da videoanimação For the Birds, do estúdio Pixar e as implicações intersubjetivas, éticas e didático-pedagógicas de seu tema e de sua própria natureza de diálogo intersígnico. Para isso, serão mobilizados aportes conceituais de teorias sobre semioses verbais e não verbais e aportes epistemológicos e axiológicos sobre a relação intersubjetiva empreendida nesses textos e suas implicações didático-pedagógicas. Serão utilizadas teorias sobre signos, língua, semioses não-verbais e multissemiose. Basicamente, serão utilizados autores do Círculo de Bakhtin, Medvedev e Volóchinov, assim como teóricos sobre cinema e produção audiovisual. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCH - Artigos publicados em periódicos DED - Artigos publicados em periódicos DEL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Alteridade e responsabilidade leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons