Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.creatorVillarta-Neder, Marco Antônio-
dc.date.accessioned2021-08-23T18:45:04Z-
dc.date.available2021-08-23T18:45:04Z-
dc.date.issued2020-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDER, M. A. Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem. Diacrítica, Braga, v. 34, n. 1, p. 4-25, 2020. DOI: doi.org/10.21814/diacritica.362.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46933-
dc.description.abstractThis article aim is to discuss signical nature of the videoanimation play For the Birds, from Pixar Studios and its intersubjective, ethical and didactic-pedagogical implications of its thema and its very intersignical dialogue nature. For that, a conceptual framework, about verbal and non-verbal semiosis, as far as epistemological/axiological bases about intersubjective relations built in those texts, considering its didactic-pedagogical implications, will be mobilized. In the first case, theories about signs, language(s), non-verbal semiosis and multisemiosis will be used. Basically, will be used authors from Bakhtin, Medvedev and Volóchinov´s Circle, as well theoretical approaches about cinema and audiovisual produciton.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Minhopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceDiacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticospt_BR
dc.subjectMultissemiosept_BR
dc.subjectVideoanimaçãopt_BR
dc.subjectSignos (Semiótica)pt_BR
dc.subjectLinguagens - Ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMultisemiosispt_BR
dc.subjectVideoanimationpt_BR
dc.subjectSigns (Semiotics)pt_BR
dc.subjectLanguages - Teaching-learningpt_BR
dc.titleAlteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeAlterity and responsibility: videoanimation multissemiotical text reading as intersubjective construction in teaching/learning situationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo pretende discutir a natureza sígnica da videoanimação For the Birds, do estúdio Pixar e as implicações intersubjetivas, éticas e didático-pedagógicas de seu tema e de sua própria natureza de diálogo intersígnico. Para isso, serão mobilizados aportes conceituais de teorias sobre semioses verbais e não verbais e aportes epistemológicos e axiológicos sobre a relação intersubjetiva empreendida nesses textos e suas implicações didático-pedagógicas. Serão utilizadas teorias sobre signos, língua, semioses não-verbais e multissemiose. Basicamente, serão utilizados autores do Círculo de Bakhtin, Medvedev e Volóchinov, assim como teóricos sobre cinema e produção audiovisual.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos
DED - Artigos publicados em periódicos
DEL - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons