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dc.creatorAndrade, Lília Paula-
dc.date.accessioned2014-12-08T13:28:02Z-
dc.date.available2014-12-08T13:28:02Z-
dc.date.issued2014-12-08-
dc.date.submitted2014-07-30-
dc.identifier.citationANDRADE, L. P. Estratégia como prática discursiva: uma análise em perspectiva sócio-histórica. 2014. 291 p. Dissertação (Mestrado em Administração – Organizações, Gestão e Sociedade) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4798-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Organização, Gestão e Sociedade, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEstratégia como prática discursivapt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectStrategy as discursive practicept_BR
dc.subjectCritical analysis of the speechpt_BR
dc.titleEstratégia como prática discursiva: uma análise em perspectiva sócio-históricapt_BR
dc.title.alternativeStrategy as a discursive practice: an analysis on socio-historical perspectivept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBrito, Valéria da Glória Pereira-
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationOrganização, Gestão e Sociedadept_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Mozar José de-
dc.contributor.referee1Pereira, José Roberto-
dc.contributor.referee1Valadão, José de Arimatéia Dias-
dc.contributor.referee1Morais, Cesar Augusto Tureta de-
dc.description.resumoNesta dissertação, objetivou-se investigar o processo de construção social das estratégias na UFLA (Universidade Federal de Lavras), evidenciando os aspectos contextuais e discursivos que marcaram o referido processo. Especificadamente, buscou-se: a) Resgatar os aspectos históricos da referida organização universitária, evidenciando a sua inserção no contexto educacional brasileiro; b) Interpretar e compreender as estratégias praticadas na organização, evidenciando suas especificidades discursivas e organizacionais e c) Analisar as repercussões recentes dessas estratégias no âmbito organizacional. Para tanto, foi adotado como referencial teórico-metodológico, a Análise Crítica do Discurso. O estudo se adéqua à abordagem da estratégia como prática discursiva. Considera-se, portanto, que as estratégias enquanto discursos carregam consigo marcas que revelam características do contexto sócio-histórico em que emergiram. Constituiu-se como elementos a fazerem parte do corpus desta análise, o PDI-2011-2015 da UFLA, a realização de 26 entrevistas como práticas discursivas e a pesquisa documental. Apesar de todos esses elementos fazerem parte do corpus, o PDI 2011-2015 teve um papel especial, ele foi o ponto de partida para a construção de todas as questões tratadas nesta dissertação. Por meio das análises discursivas do PDI e pelo resgate da história organizacional da UFLA, que foram escolhidas para serem investigadas sob a ótica da Análise Crítica do Discurso, as estratégias como práticas discursivas de: Expansão, Responsabilidade Ambiental e Internacionalização. Estas revelaram -se imersas na UFLA, desde quando a instituição foi idealizada pelo seu fundador. Ao ser realizado o resgate histórico da instituição, percebeu-se que essas três estratégias emergiram na UFLA pelo mesmo motivo e foram orientadas por discursos semelhantes. No decorrer da trajetória histórica, essas práticas passaram a ter novas orientações condizentes com as novas transformações sociais. Ao serem analisados os discursos recentes dessas estratégias, foi revelada a existência de uma ordem mundial que tem pressionado as Instituições de Ensino Superior a adotarem e intensificarem essas práticas que sempre existiram na UFLA. Essa ordem tem marcado as práticas sociais e discursivas das universidades que passaram a contar com um contexto favorável de políticas públicas que têm incentivado a intensificação dessas estratégias. Apesar de essa ordem configurar uma prática social comum a todas as universidades, as suas repercussões e práticas discursivas não são. As repercussões recentes dessas três estratégias são frutos de uma construção histórica e coletiva. É defendido, nesta dissertação, que as estratégias reproduzem os discursos de um contexto social e histórico em transformação. Palavras-chave: Estratégia como Prática Discursiva. Análise Crítica do Discurso. Universidade Federal de Lavras.pt_BR
dc.description.resumoThe purpose of this study was to investigate about the process of social structuring of strategies at Federal University of Lavras (UFLA), highlighting the contextual and discursive aspects which mark this process. The critical analysis of the speech was used as theoretical and methodological framework, considering that strategies, while speeches, contain marks which reveal characteristics of the social and historical context from which they came into view. The corpus of the study consisted of the PDI-2011-2015 of UFLA, which played an essential role by being the reference for structuring issues, 26 interviews, and the literature review. By means of discourse analysis of the PDI, and by redeeming the organizational history of UFLA, strategies as practices of expansion, environmental responsibility, and of internationalization, revealed themselves related to UFLA, since when this institution was idealized. These three practices came into view by the same reason, were outlined using similar speeches and, throughout times, they followed new course related to new social transformations. The newfound speeches of these strategies revealed the existence on a world warrant, which has been pressured the Higher Education Institutions to adopt and intensify these practices. This warrant has marked the social and discursive practices of universities, which regard to the favourable context of public policies. Although this warrant seems to be a common social practice for all universities, its consequences and discursive practices are not. The current implications of these practices, however, gave rise from the historical and collective structuring. Therefore, it submits here that these strategies describe speeches of a social and historical context in transformation.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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