Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48051
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leandro, Everaldo Gomes | - |
dc.creator | Sousa, Maria do Carmo de | - |
dc.creator | Andrade, José Antônio Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T19:38:37Z | - |
dc.date.available | 2021-09-03T19:38:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-08 | - |
dc.identifier.citation | LEANDRO, E. G.; SOUSA, M. do C. de; ANDRADE, J. A. A. Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 390-424, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p390-424. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48051 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to present the role of a group of studies and research has assumed in the making-meaning process of its subject-participants concerning the organization of mathematics teaching in the logical-historical perspective. The investigation is qualitative and constituted a case study based on the cultural-historical theory. The results revealed that the constitution of collective spaces for discussion on the organization of the Mathematics teaching contributes both to overcome the individual competence of the subjects and to think about teachers' and future teachers' education as a shared activity. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | Educação Matemática Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | Grupos de estudos | pt_BR |
dc.subject | Processo de significação | pt_BR |
dc.subject | Cultural-historical mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Study groups | pt_BR |
dc.subject | Process of signification | pt_BR |
dc.title | Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics teaching organization: the role of the study group in the meaning of the subjects | pt_BR |
dc.title.alternative | Organización de la enseñanza de la matemática: el papel del grupo de estudio en la significación de los sujetos | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é apresentar o papel que assumiu um grupo de estudos e pesquisas no processo de significação dos seus sujeitos-participantes no que diz respeito à organização do ensino de Matemática na perspectiva lógico-histórica. A investigação é qualitativa, e se constituiu em um estudo de caso fundamentado na teoria histórico-cultural. Os resultados revelaram que a constituição de espaços coletivos de discussão sobre a organização do ensino de Matemática contribui tanto para superar a competência individual dos sujeitos quanto para pensar a formação dos professores e futuros professores como uma atividade compartilhada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEX - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons