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dc.creatorCasagrande, Thaís de Castro-
dc.date.accessioned2021-09-14T17:14:47Z-
dc.date.available2021-09-14T17:14:47Z-
dc.date.issued2021-09-14-
dc.date.submitted2021-07-30-
dc.identifier.citationCASAGRANDE, T. de C. "De repente viramos youtubers": uso de recursos digitais em atividades de leitura e contação de histórias na educação infantil. 2021. 120 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48121-
dc.description.abstractThe core of this research is the use of digital technologies by education professionals to tell stories, considering the interactive and dynamic character of child literature available on the Web. As Covid-19 pandemic in 2020 caused social conditions of isolation, there was a need for digital and technological resources to continue school activities, use of software by teachers. This situation pointed out the need to understand the teachers multiliteracies from remote education for children. In this sense, this study aims to investigate how nursery school (2-3 years) teachers of a private school used the digital and technological resources to prepare reading and storytelling activities for children during the remote education period. Our field research has a qualitative, descriptive and exploratory approach. The data collection procedures were carried out with literature review for theoretical discussions, the description and analysis of digital technologies used by teachers to build up children literary reading. We also did a collective interview with early childhood education teachers on a private nursery school in the Campo das Vertentes, Minas Gerais. They used digital and technological resources during remote education, involving storytelling activities with language teaching on digital platforms. Our theoretical ground were the propositions of Rojo with the concepts of multimodality and multiliteracy; Cosson’s literary reading; Busatto’s work on stories counting; among other scholars who though on teaching and child learning in pandemic times. Finally, the study highlighted some teacher training skills and multimodal aspects present in digital education platforms used in remote education, evidencing interaction modes between the teacher-mediator and the resources used in digital environment to develop reading and Storytelling.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPlataformas digitais de educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDigital education platformspt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.title"De repente viramos youtubers": uso de recursos digitais em atividades de leitura e contação de histórias na educação infantilpt_BR
dc.title.alternative“Suddenly we became youtubers”: use of digital resources on reading and storytelling activities in childhood educationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee1Cabral, Giovanna Rodrigues-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Ana Elisa Ferreira-
dc.description.resumoEste estudo trouxe como centralidade o uso das tecnologias digitais por profissionais da educação para contar histórias, considerando o caráter interativo e dinâmico da literatura infantil disponível na web. A partir das condições sociais de isolamento ocasionadas pela pandemia da COVID-19, no ano de 2020, houve a necessidade de uso de recursos digitais e tecnológicos para a continuidade das atividades escolares e, consequentemente, o manuseio de softwares pelos docentes. Tal situação apontou a necessidade de compreender os multiletramentos de professores a partir do ensino remoto para crianças. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de investigar como as professoras das turmas de maternais II e III de uma instituição particular de ensino utilizaram recursos digitais e tecnológicos para a elaboração de atividades de leitura e contação de histórias para crianças durante o período de ensino remoto. Diante disso, optou-se por uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e de caráter descritivo e exploratório. Para tanto, foram realizados como procedimento de coleta de dados a revisão de literatura para as discussões teóricas, a descrição e a análise das tecnologias digitais utilizadas pelas docentes para o desenvolvimento da leitura literária de crianças. Adicionalmente, foi realizada entrevista coletiva com professoras da educação infantil (responsáveis por turmas de maternais II e III) de uma escola da rede privada de ensino do campo das vertentes, Minas Gerais, que utilizaram recursos digitais e tecnológicos durante o ensino remoto, envolvendo a produção de atividades de contação de histórias, a partir do trabalho com a linguagem em plataformas digitais. Para tal, como embasamento teórico, foram utilizadas as proposições de Rojo, sobre os conceitos de multimodalidade e multiletramentos; de Cosson, que disserta sobre o letramento literário; de Busatto, que discute sobre a contação de histórias; além de outros estudiosos que refletem o ensino e a aprendizagem infantil em tempos de pandemia. Por fim, o estudo destacou algumas habilidades da formação docente e aspectos da multimodalidade presentes em plataformas digitais de educação utilizadas no ensino remoto, evidenciando modos de interação entre o professor mediador e os recursos utilizados em ambiente digital para desenvolver as atividades de leitura e de contação de histórias.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202307020321053pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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