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dc.creatorBotelho, Marina Alvarenga-
dc.creatorVillarta-Neder, Marco Antônio-
dc.date.accessioned2021-10-08T21:09:27Z-
dc.date.available2021-10-08T21:09:27Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationBOTELHO, M. A.; VILLARTA-NEDER, M. A. O discurso identitário sobre e da mulher gamer brasileira. Antares: Letras e Humanidades, Caxias do Sul, v. 12, n. 28, p. 206-223, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18226/19844921.v12.n28.11.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48363-
dc.description.abstractVideogame studies are gaining space in academic research, along with the growing perception of how these cultural objects are responsible for the circulation of discourses in society. Polemics involving games and gender relations are frequent. Given this scenario, the present article aims to explore and analyze the construction of the identity discourse about and the female gamer, from the theoretical framework of the Bakhtin Circle. Thus, it discusses the corpus collected on the social network Twitter and reflects on the discursive and identity considerations about what is to be a woman and a gamer in the contemporary world. As preliminary results, it was observed, that the identity of the female gamer is still being dialogically negotiated more through denial of what they are not, than in the affirmation of what they are – videogame players.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de Caxias do Sul - UCSpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceAntares: Letras e Humanidadespt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectMulher - Identidadept_BR
dc.subjectMikhail Bakhtin (1895-1975)pt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectWoman - Identitypt_BR
dc.titleO discurso identitário sobre e da mulher gamer brasileirapt_BR
dc.title.alternativeThe identity discourse of and about the female Brazilian gamerpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoOs estudos de videogames estão ganhando espaço na academia, junto à crescente percepção de como esses objetos culturais são responsáveis pela circulação de discursos na sociedade. As polêmicas envolvendo jogos e relações de gênero são frequentes. Diante desse cenário, o presente artigo tem como objetivo explorar e analisar a construção do discurso identitário sobre e da mulher gamer, a partir do referencial teórico do Círculo de Bakhtin. Para isso, debruça-se sobre corpus coletado na rede social Twitter, a fim de refletir sobre as considerações discursivas e identitárias acerca do que é ser mulher e gamer. Como resultados, observou-se que a identidade da mulher gamer ainda está sendo mais negociada dialogicamente na negação do que não são, do que na afirmação do que são – jogadoras de videogame.pt_BR
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