Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48627
metadata.teses.dc.title: Mercado vegano e o impacto no consumo de produtos de origem animal
metadata.teses.dc.title.alternative: Vegan market and the impact on the consumption of products from animal
metadata.teses.dc.creator: Takemoto, Jessica Sayumi Morisugi
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Ramos, Alcinéia de Lemos Souza
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Carvalho, Elisangela Elena Nunes
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Haddad, Felipe Furtini
metadata.teses.dc.subject: Veganismo
Vegano - Mercados
Produtos à base de plantas
Veganism
metadata.teses.dc.date.issued: 4-Dec-2021
metadata.teses.dc.identifier.citation: TAKEMOTO, Jessica Sayumi Morisugi. Mercado vegano e o impacto no consumo de produtos de origem animal. 2021. 36p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
metadata.teses.dc.description.resumo: O veganismo tem uma filosofia e um modo de vida que busca excluir dentro do possível e praticável, todas as formas de exploração e de crueldade com animais para alimentação, roupas ou outros fins. Esse movimento foi se expandindo ao longo dos anos e, hoje, estima-se que haja 79 milhões de veganos por todo o mundo, atraindo muitos simpatizantes com as mais variadas dietas. Com todo esse público e com seu rápido crescimento, com o investimento de diversas empresas grandes e startups, surge a dúvida se esse nicho está interferindo no mercado de produtos de origem animal. Assim, esse estudo buscou informações disponibilizadas por agências especializadas em análise de negócios para compreender o perfil de cada mercado e suas possíveis interações. Os dados indicam que os produtos à base de plantas estão com aumento das suas vendas anualmente e de investimentos, indicando a ascensão desse mercado. Entretanto, ao analisar dados de produtos de origem animal, para tentar visualizar alguma interferência, não é visível nenhuma mudança significativa ao longo dos anos. Os resultados indicam, ainda, que do total de consumidores de proteínas no mundo, apenas 2% consomem produtos à base de plantas e a maior parte desses consumidores são os “flexitarianos”. A projeção, porém, indica que haverá salto para 11% até 2035. Considerando a maior industrialização dos produtos veganos e consequente queda nos preços, investimentos que vem recebendo, e aumento do público consumidor, é esperado que o mercado vegano se torne um competidor contra o mercado de produtos de origem animal, demonstrando impactos significativos na indústria.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48627
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:PROGRAD - Engenharia de Alimentos (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
201511416_JESSICA_TRABALHO_FINAL.pdf567,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.