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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Larissa Soares dos Santos-
dc.creatorLima, Karen Rodrigues-
dc.creatorAbreu, Wilson César de-
dc.date.accessioned2021-12-10T20:10:39Z-
dc.date.available2021-12-10T20:10:39Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.citationFREIRE, L. S. dos S.; LIMA, K. R.; ABREU, W. C. de. Estado de hidratação de praticantes de ciclismo indoor submetidos à ações de educação. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 15. n. 91. p.152-160, mar./abril. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48670-
dc.description.abstractThe cycling practice improves cardiorespiratory and anaerobic conditioning. Because of high energy expenditure, this modality has been practiced mostly by individuals who are overweight. However, during a practice, a significant increase in sweating is observed, which can lead to dehydration. This study aimed to assess the hydration status of indoor cycling practioners subjected to hydration education actions. Fifteen subjects participated in the study (weight=79.75 ±18.76kg, height=1.68 ±0.11m, BMI=28.01 ±4.43kg / m2, BF=31 ±8.35%). Sweating rate (SR), fluid intake, dehydration (%), and fluid replacement rate (FRR) were determined in two training sessions. After the first assessment of the hydration status (training 1 = control), the subjects underwent educational actions on hydration for five weeks. After that period, training 2 was carried out to assess the effects of education actions on hydration parameters. During training, the subjects received water ad libitum. There was no significant change in the sweating rate (Before = 810.6mL / h vs After= 742.2mL / h), total fluids ingested (Before= 588.4mL / h vs After = 626.8mL / h), dehydration (Before= -0.14% vs After= -0.05%) and TRL (Before= 72.80% vs After= 85.10%) after the education actions. The wide variations observed in the hydration parameters reinforce the recommendation of an individual approach to achieving adequate fluid replacement during physical exercise. These data suggest that the participants had a low fluid loss and that the educational actions were not sufficient to improve the hydration status of indoor cycling practitioners.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercíciopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Brasileira de Nutrição Esportivapt_BR
dc.subjectBalanço hídricopt_BR
dc.subjectHiper-hidrataçãopt_BR
dc.subjectHipoidrataçãopt_BR
dc.subjectCiclismopt_BR
dc.subjectExercícios físicos - Sudoresept_BR
dc.subjectHydric balancept_BR
dc.subjectHyperhydrationpt_BR
dc.subjectHypohydrationpt_BR
dc.titleEstado de hidratação de praticantes de ciclismo indoor submetidos à ações de educaçãopt_BR
dc.title.alternativeHydration status of indoor cycling practitioners subjected to education actionspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA prática de ciclismo indoor melhora o condicionamento cardiorrespiratório e anaeróbico. Devido ao elevado gasto energético, essa modalidade tem sido praticada majoritariamente por sujeitos com excesso de peso. Porém, durante a prática observa-se aumento expressivo da sudorese, podendo levar a desidratação. Este estudo teve como objetivo avaliar o estado de hidratação de praticantes de ciclismo indoor submetidos a ações de educação. Participaram do estudo 15 sujeitos (peso=79,75±18,76kg, estatura=1,68±0,11m, IMC=28,01±4,43kg/m2, GC=31±8,35%). Foram determinadas a taxa de sudorese (TS), ingestão de líquidos, desidratação (%) e taxa de reposição de líquidos (TRL) em dois treinos. Após a primeira avaliação do estado de hidratação (treino 1 = controle), os sujeitos foram submetidos a açõeseducacionais sobre hidratação durante cinco semanas. Depois desse período foi realizado o treino 2 para avaliar os efeitos das ações de educação nos parâmetros de hidratação. Durante os treinos os sujeitos receberam água ad libitum. Não foi observado alteração significativa na taxa de sudorese (Antes=810,6mL/h vs Depois=742,2mL/h), total de líquidos ingeridos (Antes=588,4mL/h vs Depois=626,8mL/h), desidratação (Antes= -0,14% vs Depois= -0,05%) e TRL (Antes= 72,80% vs Depois= 85,10%) após as ações de educação. As amplas variações observadas nos parâmetros de hidratação reforçam a recomendação de uma abordagem individual para alcançar reposição adequada de fluidos durante o exercício físico. Esses dados sugerem que os participantes apresentaram perda de líquidos baixa e que as ações educacionais não foram suficientes para melhorar o estado de hidratação de praticantes de ciclismo indoor.pt_BR
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