Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49301
Título: Impacto gerado pela adoção da certificação fairtrade para produtores de café: uma análise sobre a ótica econômica e social
Palavras-chave: Café
Comércio justo
Certificações
Agronegócio
Data do documento: 2021
Citação: REIS, N. D. dos et al. Impacto gerado pela adoção da certificação fairtrade para produtores de café: uma análise sobre a ótica econômica e social. International Journal of Development Research, [S.l.], v. 11, 2021.
Resumo: A produção de café sempre teve papel expressivo na economia brasileira. Tendo em vista que grande parte da commodity produzida provém de pequenos produtores, eis que surge a preocupação social e econômica na vida dessas pessoas. De acordo com Polanyi (1944), após a Revolução Industrial e adoção do mercado autorregulável, a sociedade começa a enfrentar níveis de pobreza, uma vez que essa passa a se polarizar. Entretanto, para todo movimento econômico de sucesso, Polanyi (1944) afirma existir um contramovimento de proteção social. Desta maneira, para a proteção dos pequenos produtores de café, foi criado o movimento do comércio justo, surge o Fair Trade (FT) - Certificação que visa proteger pequenos e médios produtores do sistema comercial convencional. Buscou averiguar qual o impacto da certificação FT na vida dos produtores, sendo este, positivo, já que houve aumento da qualidade de vida, do café produzido e do desenvolvimento da comunidade local.
URI: https://www.journalijdr.com/impacto-gerado-pela-ado%C3%A7%C3%A3o-da-certifica%C3%A7%C3%A3o-fairtrade-para-produtores-de-caf%C3%A9-uma-an%C3%A1lise-sobre-%C3%B3tica
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49301
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos
DGA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.