Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Igor Azevedo-
dc.date.accessioned2022-05-10T17:21:13Z-
dc.date.available2022-05-10T17:21:13Z-
dc.date.issued2022-05-09-
dc.date.submitted2022-02-24-
dc.identifier.citationCARVALHO, I. A. Promovendo interações dos estudantes em aulas de temperatura e calor por meio do ensino sob medida. 2022. 100 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49903-
dc.description.abstractConducted in a private school in Lavras-MG, this research arises during Emergency Remote Teaching, but aiming to solve a question that has been present in schools for a long time: how to stimulate student interactions during the teaching process? A didactic sequence on Thermology was prepared, based on Just-in-time Teaching, whose objective is to promote student interactions during classes. They watched selected videos sent before synchronous meetings and answered questions related to the themes. The purpose of these previous activities was to arouse interest, anticipate interactions and identify students' doubts to favor interactions in class. The analysis of materials, interactions and the effectiveness of the elaborated strategy took place through the construction of an Experience Report. This report contains analyzes of the responses given in the activities and/or in the synchronous meetings, the different types of interactions that took place in the classroom and the communicative approaches used in each part of the didactic sequence. It was noticed a change in the behavior of both the teacher and the students, with an increasing number of interactions throughout the development of the work. These interactions have also become longer and more academically elaborated. Each part contains observations and suggestions for improvement in future developments. It is worth mentioning that, despite having taken place in remote teaching, we strongly believe that the proposal will be even more effective for face-to-face teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectInterações em sala de aulapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectPropagação de calorpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectClassroom interactionspt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectHeat propagationpt_BR
dc.titlePromovendo interações dos estudantes em aulas de temperatura e calor por meio do ensino sob medidapt_BR
dc.title.alternativePromoting student interactions in temperature and heat classes through just-in-time teachingpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Maciel, Antônio Marcelo Martins-
dc.contributor.advisor-co1Marineli, Fábio-
dc.contributor.referee1Silva, Antônio dos Anjos Pinheiro da-
dc.contributor.referee2Gomes, Alessandro Damásio Trani-
dc.description.resumoRealizada em uma escola da rede particular de Lavras-MG, esta pesquisa surge em meio ao Ensino Remoto Emergencial, mas visando solucionar uma questão que já se mostrava presente nas escolas há muito tempo: como estimular as interações dos estudantes durante o processo de ensino? Foi elaborada uma sequência didática sobre temperatura e calor, baseada no Ensino sob Medida, cujo objetivo é promover interações dos estudantes durantes as aulas. Durante o desenvolvimento da proposta, eles assistiram a vídeos selecionados, enviados previamente aos encontros síncronos, e responderam a questões relacionadas aos temas. O intuito dessas atividades prévias foi despertar o interesse, antecipar as interações e identificar dúvidas dos alunos para favorecer as interações nas aulas. A análise dos materiais, interações e da eficácia da estratégia elaborada se deu por meio da construção de um Relato de Experiência, que contém análises das respostas dadas nas atividades e/ou nos encontros síncronos, dos diferentes tipos de interações que ocorreram na sala de aula virtual e das abordagens comunicativas utilizadas em cada parte da sequência didática. Percebeu-se uma mudança de comportamento tanto do professor, quanto dos alunos, havendo um número crescente de interações ao longo do desenvolvimento do trabalho, que também se tornaram mais longas e mais bem elaboradas do ponto de vista acadêmico. Cada parte da SD apresentada contém observações e sugestões para melhoria em futuros desenvolvimentos. Vale ressaltar que, apesar de ter ocorrido no ensino remoto, acreditamos fortemente que a proposta terá resultados também significativos no ensino presencial.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.