Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50595
Título: | Heterogeneidade do impacto do trabalho infantil no rendimento escolar do Paraná |
Palavras-chave: | Trabalho infantil Heterogeneidade Rendimento escolar Avaliação do desempenho Propensity score matching Child labor Heterogeneity School performance Performance evaluation |
Data do documento: | Set-2020 |
Editor: | Fundação Carlos Chagas |
Citação: | TORRES, C. A. R.; GARCIAS, M. de O. Heterogeneidade do impacto do trabalho infantil no rendimento escolar do Paraná. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 78, p. 626-650, set./dez. 2020. DOI: 10.18222/eae.v31i78.7705. |
Resumo: | Neste estudo, estimou-se o impacto do trabalho infantil sobre o desempenho escolar em discentes do ensino fundamental público no estado do Paraná, avaliando a existência da heterogeneidade na magnitude do impacto. Para tanto, foram utilizados dados da Prova Brasil de 2007 a 2015, considerando os discentes da 5ª e 9ª séries. O impacto foi mensurado com o método Propensity Score Matching (PSM). Os resultados mostram que não houve mudanças temporais significativas nos níveis de trabalho infantil no estado nos anos avaliados, embora haja uma leve tendência de redução. Discentes que trabalham em casa e no mercado tendem a ter um pior desempenho acadêmico. Tal efeito negativo é menor em algumas mesorregiões, evidenciando que há heterogeneidade nesse impacto. |
URI: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50595 |
Aparece nas coleções: | DAE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Heterogeneidade do impacto do trabalho infantil no rendimento escolar do Paraná.pdf | 953,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons