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metadata.teses.dc.title: Controle de estabilização para helicópteros não tripulados usando técnica pid
metadata.teses.dc.creator: Pereira, Mateus Oliveira
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Correia, Luiz Henrique Andrade
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Ferreira, Tomás de Aquino
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Rabelo, Giovanni Francisco
Carvalho, Wellington Pereira Alencar de
Giacomin, João Carlos
metadata.teses.dc.subject: Helicóptero
Dinâmica de vôo
Controlador pid
Navegação inercial
Helicopter
Flight dynamics
Pid controller
metadata.teses.dc.date.issued: 17-Mar-2015
metadata.teses.dc.identifier.citation: PEREIRA, M. O. Controle de estabilização para helicópteros não tripulados usando técnica pid. 2010. 80 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.PEREIRA, M. O. Controle de estabilização para helicópteros não tripulados usando técnica pid. 2010. 80 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.
metadata.teses.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta um sistema para controle de vôo de um helicóptero não tripulado. O uso de aeronaves não tripuladas vem crescendo na última década, sendo de grande importância em missões de risco para o homem ou inapropriadas para aeronaves de maior porte. O sistema básico baseia-se em controladores PID (Proporcional, Integrativo e Derivativo) para manter o helicóptero estabilizado no ar, sendo que este sistema vem sendo aprimorado para incorporar uma unidade inercial para proporcionar um controle total sobre a aeronave. Foram realizadas simulações integradas com o simulador de vôo Flight Simulator 2004 e os resultados obtidos mostraram que o sistema proposto é capaz de realizar a estabilização do helicóptero de forma satisfatória.
metadata.teses.dc.description.abstract: This work presents control system applied on unmanned helicopters. The usage of unmanned aerial vehicles (UAV) have grown up in the last 10 years and is crucial for missions classified as dangerous for humans or places where heavier planes cannot access. This basic system uses PID controllers to stabilize and hover the helicopter, and it has been improved to use an Inertial navigation system to provide a fully aircraft control. Simulations were made using the Flight Simulator 2004 and the obtained results had shown the proposed system is capable of executing the helicopter hover task.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5181
metadata.teses.dc.language: pt_BR
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