Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5200
Título: Visualização de dados de redes de sensores sem fios através de realidade aumentada
Autor : Portugal, Christian Rafael Strabeli
Primeiro orientador: Heimfarth, Tales
Primeiro membro da banca: Melchiori, Ana Paula Piovesan
Bettio, Raphael Winckler de
Palavras-chave: Redes de Sensores Sem Fio
Visualização de dados
Realidade Aumentada
Android; Arduino
Data da publicação: 17-Mar-2015
Referência: PORTUGAL, C. R. S. Visualização de dados de redes de sensores sem fios através de realidade aumentada. 2013. 74 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: Neste trabalho é tratado o problema de visualização de dados nas Redes de Sensores Sem Fios. Para alcançar uma solução viável, foi criado um novo modelo para exibir os dados neste tipo de rede. Neste modelo os dados da rede são obtidos por meio da conexão WiFi ou Bluetooth e a apresentação das informações é feita pela Realidade Aumentada em um dispositivo móvel. O resultado deste trabalho deu-se por meio da comparação de outros aplicativos utilizados para visualização dos dados de uma Rede de Sensores Sem Fios, bem como a comparação com software de apresentação de informações de rede utilizando Realidade Aumentada. Foi possível comprovar a partir dos resultados obtidos que o aplicativo GruibiAR possibilitou a visualização dos dados da Rede de Sensores Sem Fios com entendimento intuitivo da origem das informações. Tais comprovações serviram para demonstrar o êxito do trabalho realizado.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5200
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Visualizacao_de_dados_de_redes_de_sensores_sem_fios_atraves_de_realidade_aumentada.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.