Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213
Título: Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados
Autor : Pinheiro, Daniel Henrique
Primeiro orientador: Pereira, Marluce Rodrigues
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Malheiros, Neumar Costa
Primeiro membro da banca: Castro, Cristiano Leite de
Freire, Evelise Roman Corbalan Gois
Palavras-chave: Taxa de consumo de combustível
Problema de roteamento de veículos
Minimização
Otimização linear
Data da publicação: 17-Mar-2015
Referência: PINHEIRO, D. H. Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados. 2013. 53 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: O consumo de combustível dos veículos na distribuição de produtos é digno de atenção, tanto para logística de baixo carbono, quanto para redução do custo de distribuição. Os modelos clássicos de logística de distribuição geralmente são voltados para a minimização da distância, dando pouca atenção às propriedades de distribuição relacionadas a fatores como depreciação dos veículos, remuneração do capital, custos administrativos, IPVA/seguro obrigatório dos veículos e pessoal, desgaste dos pneus, óleo, lavagem, lubrificação, combustível, manutenção e pedágio. O consumo de combustível é afetado por muitas variáveis, como velocidade realizada durante a viagem, inclinação do terreno das vias, distância percorrida, entre outras. Este trabalho propõe uma extensão do modelo clássico do Problema de Roteamento de Veículos considerando a taxa de consumo de combustível. Este problema é resolvido através da técnica de programação linear. A função objetivo visa minimizar o custo com consumo de combustível dos veículos. Esse modelo foi implementado e validado utilizando o software CPLEX. Inicialmente foram realizados testes no qual as respostas obtidas foram analisadas com instâncias pequenas e verificou-se sua coerência com o problema real. Após esses testes inicias, foi realizada uma avaliação de desempenho para analisar o custo computacional da resolução do problema. Verificou-se que, para encontrar a solução ótima, o tempo de resposta cresce exponencialmente.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.