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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213
metadata.teses.dc.title: | Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados |
metadata.teses.dc.creator: | Pinheiro, Daniel Henrique |
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: | Pereira, Marluce Rodrigues |
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: | Malheiros, Neumar Costa |
metadata.teses.dc.contributor.referee1: | Castro, Cristiano Leite de Freire, Evelise Roman Corbalan Gois |
metadata.teses.dc.subject: | Taxa de consumo de combustível Problema de roteamento de veículos Minimização Otimização linear |
metadata.teses.dc.date.submitted: | 4-Sep-2013 |
metadata.teses.dc.date.issued: | 17-Mar-2015 |
metadata.teses.dc.identifier.citation: | PINHEIRO, D. H. Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados. 2013. 53 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. |
metadata.teses.dc.description.resumo: | O consumo de combustível dos veículos na distribuição de produtos é digno de atenção, tanto para logística de baixo carbono, quanto para redução do custo de distribuição. Os modelos clássicos de logística de distribuição geralmente são voltados para a minimização da distância, dando pouca atenção às propriedades de distribuição relacionadas a fatores como depreciação dos veículos, remuneração do capital, custos administrativos, IPVA/seguro obrigatório dos veículos e pessoal, desgaste dos pneus, óleo, lavagem, lubrificação, combustível, manutenção e pedágio. O consumo de combustível é afetado por muitas variáveis, como velocidade realizada durante a viagem, inclinação do terreno das vias, distância percorrida, entre outras. Este trabalho propõe uma extensão do modelo clássico do Problema de Roteamento de Veículos considerando a taxa de consumo de combustível. Este problema é resolvido através da técnica de programação linear. A função objetivo visa minimizar o custo com consumo de combustível dos veículos. Esse modelo foi implementado e validado utilizando o software CPLEX. Inicialmente foram realizados testes no qual as respostas obtidas foram analisadas com instâncias pequenas e verificou-se sua coerência com o problema real. Após esses testes inicias, foi realizada uma avaliação de desempenho para analisar o custo computacional da resolução do problema. Verificou-se que, para encontrar a solução ótima, o tempo de resposta cresce exponencialmente. |
metadata.teses.dc.identifier.uri: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213 |
metadata.teses.dc.language: | pt_BR |
Appears in Collections: | PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
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TCC_Desenvolvimento_de_um_modelo_de_otimizacao_de_consumo_de_combustivel_para_o_problema_de_roteamento_de_veiculos_capacitados.pdf | 880,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
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