Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5472
metadata.teses.dc.title: Análise da implantação de um sistema de informação acadêmica na Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia Perdões-MG
metadata.teses.dc.creator: Mendonça, Marlon Mendes
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Souza, Reginaldo Ferreira de
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Alves, Rêmulo Maia
Alvarenga, Guilherme Bastos
metadata.teses.dc.description.concentration: Sistemas de informação
metadata.teses.dc.subject: Sistema de informação
Mudança organizacional
Instituição de ensino
Information systems
Organizational change
Teaching Institutions
metadata.teses.dc.date.issued: 24-Apr-2015
metadata.teses.dc.identifier.citation: MENDONÇA, M. M. Análise da implantação de um sistema de informação acadêmica na Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia Perdões-MG. 2006. 49 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006.
metadata.teses.dc.description.resumo: Os sistemas de tecnologia de informação têm como um de seus objetivos a integração dos aspectos técnicos da TI com os aspectos sociais das organizações. A implantação de um sistema de informações é perfeitamente viável em razão das transformações ocorridas nos processos de gerenciamento, tanto no setor privado como no setor público, embora se apresente como um processo complexo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorreu a implantação do Sistema de Automação Escolar (Consulte- SAE) na Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia e seus reflexos na Organização. Para se atingir tal objetivo, adotou-se uma pesquisa baseada num questionário e de um estudo de caso. Nesse estudo de caso, buscou-se apreender as ações de implantação de um Sistema de Informação assim com seus efeitos na organização. Diante dos fatos observados, verificou-se que a escola, ao adotar um sistema de automação escolar, necessitou superar obstáculos característicos às mudanças organizacionais, buscando atingir uma nova estruturação da arquitetura de informações, harmonizando o planejamento estratégico da escola. As conclusões elaboradas a partir dessa verificação e das bases teóricas, demonstraram a importância de desenvolver ações gerenciais capazes de se criar um fluxo contínuo de informações em todos os níveis da Organização.
metadata.teses.dc.description.abstract: Information systems have as one of its main purposes the conjunction of technical aspects of Information Technology with social aspects of organizations. Even being a complex process, the implementation of an information system supported by Internet and developed with human resources of an organization i perfectly viable on account on transformations that have occurred in management processes, both in private and public sectors. The present work has as its purpose analyses how the implementation of the Information Systems occurred in Carmelita Carvalho Garcia state school, and its effects on organizations . In order to reach such an aim, a qualitative research was adopted, with base and of a case study. In such case study, there was a search of aprehending the actions of Information Technology throughout the work of implementation of Carmelita Carvalho Garcia state school. Before the observed facts, it was ascerted that organization, by adopting an Information Systems, had to overcome obstacles that are specific to organizational changes, searching to reach a new structure of architecture of information, harmonizing the strategic planning of school. The elaborated conclusions, based on empirical verification and theoretical basis, show the importance of developing managerial actions capable of creating a continuous information flow in all degrees of organization.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5472
metadata.teses.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.