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metadata.teses.dc.title: Estratégia de gerenciamento de categorias: um estudo de caso para o segmento de alimentos plant based
metadata.teses.dc.title.alternative: Category management strategy: a case study for the plant based food segment
metadata.teses.dc.creator: Almeida, Letícia Casarine
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Carneiro, João de Deus Souza
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Isadora Simão e
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Souza, Isadora Simão e
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Carvalho, Elisângela Elena Nunes
metadata.teses.dc.subject: Plant based
Gerenciamento de categorias
Varejo, Planograma
Category management
Retail
metadata.teses.dc.date.issued: Sep-2022
metadata.teses.dc.identifier.citation: ALMEIDA, Letícia Casarine. Estratégia de gerenciamento de categorias: um estudo de caso para o segmento de alimentos plant based. 2022. 35p. Monografia (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
metadata.teses.dc.description.resumo: O mercado de produtos plant based , em português “à base de plantas”, vem crescendo com o passar dos anos e ganhando o gosto de consumidores que buscam produtos alternativos aos de origem animal. Em paralelo a isso, o varejo, como um todo, tem enfrentado uma alta competitividade de mercado e vem buscando alternativas para se destacar dos concorrentes. Com base nisso, muitas empresas têm implantado o conceito ECR (Efficient Consumer Response) cujo objetivo final é a geração de um sistema eficaz, direcionado ao consumidor, no qual distribuidores e fornecedores trabalhem juntos como aliados comerciais a fim de minimizar custos. Assim, são esperados a redução das perdas e o aumento do giro de estoque, obtendo recursos para manter o negócio em andamento. Nesse sentido, o Gerenciamento por Categorias, surgiu como resposta ao crescente desafio do setor de satisfazer o consumidor. Trata-se de um processo de parceria entre o varejista e o fornecedor que consiste em gerenciar as diversas categorias de itens como unidades de negócio, e traz como benefícios melhores resultados comerciais. Baseado nisso, a forma com que os produtos são expostos nas gôndolas impactam na percepção que o consumidor tem do produto e com isso, são utilizadas estratégias de gerenciamento de categorias para determinar a melhor forma de exposição e agregar valor ao produto. Porém, itens diferenciados como os plant based, ainda não possuem uma definição de layout específico, e a maioria dos supermercados expõem de forma dispersa nas gôndolas. Levando em consideração a necessidade de informações sobre esse tema, o presente estudo teve como objetivo a criação da categoria plant based em uma rede de supermercados e a avaliação da performance de vendas da mesma após a implementação. Tratando a categoria como uma unidade de negócio, e fazendo o agrupamento da linha, foi possível aumentar significativamente a média mensal de faturamento desses itens na rede de supermercados, reduzir devoluções, além de impulsionar o desenvolvimento de itens que compõem o mix. Portanto, a exposição agrupada destes tipos de produtos influencia positivamente no desempenho da categoria.
metadata.teses.dc.description.abstract: The market for plant-based products, in Portuguese “plant-based”, has been growing over the years and gaining the taste of consumers looking for alternative products to those of animal origin. In parallel to this, retail, as a whole, has faced high market competitiveness and has been looking for alternatives to stand out from competitors. Based on this, many companies have implemented the ECR (Efficient Consumer Response) concept, whose ultimate objective is to generate an effective system, aimed at consumers, in which distributors and suppliers work together as commercial allies in order to minimize costs. Thus, it is expected to reduce losses and increase inventory turnover, obtaining resources to keep the business going. In this sense, Category Management emerged as a response to the growing challenge of the sector to satisfy the consumer. It is a partnership process between the retailer and the supplier that consists of managing the various categories of items as business units, and brings better commercial results as benefits. Based on this, the way in which the products are displayed on the shelves impacts the consumer's perception of the product and with this, category management strategies are used to determine the best way of exposure and add value to the product. However, differentiated items such as plant based items still do not have a specific layout definition, and most supermarkets display them in a dispersed way on the shelves. Taking into account the need for information on this topic, the present study aimed to create a plant-based category in a supermarket chain and to evaluate its sales performance after implementation. Treating the category as a business unit, and grouping the line, it was possible to significantly increase the monthly average billing of these items in the supermarket chain, reduce returns, in addition to boosting the development of items that make up the mix Therefore, the exposure grouping of these types of products positively influences the performance of the category.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55234
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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