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metadata.teses.dc.title: A visão do termo ultraprocessado nas mídias sociais por meio de nuvem de palavras
metadata.teses.dc.creator: Silva, Paola Barone da
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Peres, Alexandre de Paula
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Peres, Alexandre de Paula
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Rocha , Roney
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Pires, Fabiana de Carvalho
metadata.teses.dc.subject: Ultraprocessados
Nuvem de palavras
Redes sociais
metadata.teses.dc.date.issued: Sep-2022
metadata.teses.dc.identifier.citation: SILVA, Paola Barone da. A visão do termo ultraprocessado nas mídias sociais por meio de nuvem de palavras. 2022. 38p. Monografia (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
metadata.teses.dc.description.resumo: Há muito tem-se falado sobre os alimentos processados. Apesar de recente, o termo ultraprocessado vem sendo associado à quantidade de ingredientes que compõem um alimento e não à quantidade de processos industriais por quais ele passa. Em 2014, o novo Guia Alimentar Para a População Brasileira foi apresentado com classificações em grupo, sendo ele, In natura e minimamente processados, processados e ultraprocessados. Todos associados com a composição e processo do produto final. Com o avanço dos meios de comunicação, das redes sociais e do acesso à internet mais abrangente, os hábitos das pessoas mudaram, principalmente relacionados à alimentação e a preocupação com a saúde. Com isso, muitas informações vêm sendo discutidas pela população brasileira acerca de diversos temas pela internet e redes sociais. Apesar dessa discussão trazer pontos positivos, acerca de conhecimentos relacionados a vários assuntos, há uma grande disseminação de falsas notícias, conhecidas como fake news, que podem interferir de forma negativa, induzindo pessoas que não possuem conhecimento técnico científico, a escolhas e opiniões equivocadas, afetando a percepção do consumidor e consequentemente a indústria de alimentos como um todo. O objetivo deste estudo foi buscar nas redes sociais a percepção dos consumidores brasileiros referente ao termo ultraprocessado e confrontar com a literatura existente. Para isso, foram coletados dados de 240 publicações nas páginas Facebook, Instagram e Twitter, em que as hashtags (#) das publicações foram analisadas e quantificadas. Conclui-se que o termo ultraprocessado está, em sua maioria, associado a publicações referentes a saúde, dieta, alimentos embutidos e doenças.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55235
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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