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dc.creatorSantos, Patricia Mendes dos-
dc.date.accessioned2022-10-17T20:52:17Z-
dc.date.available2022-10-17T20:52:17Z-
dc.date.issued2021-10-04-
dc.date.submitted2021-08-02-
dc.identifier.citationSANTOS, P. M. dos. Structural equation models with adaptive regression and construction ofan index to validate constructs used to distinguish the profiles of specialtycoffee consumers. 2021. 78 p. Tese (Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55285-
dc.description.abstractThis work consists of presenting a new approach to Adaptive Linear Regression adapted to structural equation models and improving the index related to the Average Variance Extracted (AVE), given a plug-in approach, and replacing the error variances with the factor loadings of the estimated adaptive regressions. To do so, a Monte Carlo simulation study was performed considering scenarios with different numbers of outliers, which were generated by distributions with symmetry deviations and kurtosis excess. Sample sizes were defined as n=50, 100 and 200. In formative structural models and considering outliers generated either from symmetrical distributions or from multivariate log-normal distributions, the Adaptive Linear Regression modeling was found to be efficient in the different scenarios under analysis. Likewise, for models with specification errors, this method was proven to have low efficiency, as expected. Furthermore, constructs were elaborated with variables that could enable both the characterization and the distinction of individuals among the different groups of Brazilian specialty coffee consumers and that could provide different perspectives on the transition among them. The results made it possible to better distinguish the consumers and better characterize the proposed categories, thus contributing to the improvement and simplification of marketing strategies used by players in this market. In addition, the results also promoted the discussion on which factors stimulate the transition of an individual from an initial construct to another, and we showed that transitioning from regular consumers to enthusiasts is easier than moving from enthusiasts to specialists.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectStructural equation modelspt_BR
dc.subjectOutlierspt_BR
dc.subjectAdaptive linear regressionpt_BR
dc.subjectSpecialty coffeespt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectModelos de equações estruturaispt_BR
dc.subjectRegressão linear adaptativapt_BR
dc.subjectCafés especiaispt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleStructural equation models with adaptive regression and construction ofan index to validate constructs used to distinguish the profiles of specialtycoffee consumerspt_BR
dc.title.alternativeModelos de equações estruturais com regressões adaptativas e construção de um índice para validação de construto com aplicações na discriminação de perfis de consumidores de cafés especiaispt_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuáriapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Cirillo, Marcelo Ângelo-
dc.contributor.referee1Cirilo, Eliandro Rodrigues-
dc.contributor.referee2Barroso, Lúcia Pereira-
dc.contributor.referee3Bastos, Ronaldo Rocha-
dc.contributor.referee4Fernandes, Tales Jesus-
dc.description.resumoEste trabalho consiste na apresentação de uma nova abordagem de Regressão Linear Adaptativa (RLA) adaptada a modelos de equações estruturais e no aprimoramento do índice correspondente a variância média extraída, dada uma abordagem plug-in, substituindo as variâncias dos erros pelas cargas fatoriais das regressões adaptativas estimadas. Para tanto, realizouse um estudo de simulação Monte Carlo considerando cenários com diferentes concentrações de outliers, gerados por distribuições com desvios de simetria e excesso de curtose e tamanhos amostrais definidos como n= 50,100 e 200. Concluiu-se que, em modelos estruturais formativos, considerando outliers gerados a partir de distribuições simétricas ou da distribuição log-normal multivariada, o método RLA, apresentou boa eficiência para modelos corretamente especificados. Da mesma forma, para modelos com erros de especificação, foi evidenciado baixa eficiência desse método, sendo coerente com o que era esperado. Além disso, elaborouse construtos cujas variáveis possibilitassem a caracterização e distinção de indivíduos entre os diferentes grupos de consumidores brasileiros de cafés especiais e, fornecessem percepções sobre a transição entre eles. Os resultados permitiram uma melhoria na distinção dos consumidores e caracterização entre as categorias propostas, contribuindo para o aprimoramento e simplificação das estratégias de marketing realizadas pelos atores deste mercado. Além disso, incentivou-se a discussão sobre quais fatores estimulam a transição de um indivíduo de um construto inicial para um subsequente e demonstramos uma maior facilidade de transição dos indivíduos de consumidores regulares para entusiastas, do que de entusiastas para especialistas.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Estatísticapt_BR
dc.subject.cnpqEstatísticapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0932950760001512pt_BR
Aparece nas coleções:Estatística e Experimentação Agropecuária - Doutorado (Teses)



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