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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Gabrielly Fernandes-
dc.creatorSouza, Gustavo Costa de-
dc.date.accessioned2022-11-21T16:13:54Z-
dc.date.available2022-11-21T16:13:54Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRIBEIRO, G. F.; SOUZA, G. C. de. Repensando a extensão universitária no campo de públicas a partir de um cenário de isolamento social: o caso do Prinagem modalidade remota em Luminárias-MG. Revista Extensão, Cruz das Almas, v. 22, n. 1, p. 46-59, jul. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55530-
dc.description.abstractThis paper analyses an experience of an university extension project on Public Affairs through the case study of the Internship Programme in Municipal Administration (Prinagem). The project was carried out by a team of undergraduates, teachers and postgraduates of the João Pinheiro Foundation and the University of Lavras, in order to assist in the resolution of some demands of the municipality of Luminárias, Brazil. Through online meetings and diagnostic studies, the solutions were constructed in collaboration with the municipal technical-administrative team. The final product was a booklet of courses for public servants of various sectors and new performance evaluations to meet the demands. In the first part, the article contextualizes the importance of extension activities in academic and professional life as well as its consequences in the social environment, pointing out the challenges brought by the Covid-19 pandemic. Thus, it deals with the formation of the graduate as extensionists, their views and interpretations of public problems, in contrast to those of public servants and the interaction of these actors for reaching the solutions. It highlights the dissemination of academic knowledge from a democratic perspective of access and optimisation of economic and human resources in the implementation of extension activities.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Pró-Reitoria de Extensãopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceRevista Extensão (Cruz das Almas)pt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectCapacitação continuadapt_BR
dc.subjectExperiência profissionalpt_BR
dc.subjectProblemas públicospt_BR
dc.subjectPrograma de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem)pt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectOngoing trainingpt_BR
dc.subjectProfessional experiencept_BR
dc.subjectPublic problemspt_BR
dc.subjectMinas Gerais state (Brazil)pt_BR
dc.titleRepensando a extensão universitária no campo de públicas a partir de um cenário de isolamento social: o caso do Prinagem modalidade remota em Luminárias-MGpt_BR
dc.title.alternativeRethinking the university extension in the public affairs from a scenery of social isolation: the case of the Prinagem remote mode on Luminárias-MGpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa uma experiência de extensão universitária no Campo de Públicas através do estudo de caso do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem). O projeto foi executado por uma equipe de graduandos, professores e pós-graduados da Fundação João Pinheiro e da Universidade Federal de Lavras, com o objetivo de auxiliar na resolução de algumas demandas do município de Luminárias-MG, Brasil. Por meio de reuniões online e estudos diagnósticos, as soluções foram construídas em colaboração com a equipe técnico-administrativa municipal. O produto final foi uma cartilha de cursos para servidores públicos de diversos setores e novas avaliações de desempenho para atender às demandas. Na primeira parte, o artigo contextualiza a importância das atividades de extensão na vida acadêmica e profissional, bem como suas consequências no meio social, apontando os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Assim, trata-se da formação do graduando como extensionista, de suas visões e interpretações dos problemas públicos, em contraposição aos dos servidores públicos e da interação desses atores para o alcance das soluções. Destaca a disseminação do conhecimento acadêmico em uma perspectiva democrática de acesso e otimização de recursos econômicos e humanos na execução das atividades de extensão.pt_BR
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