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dc.creatorZorkot, Laila-
dc.date.accessioned2015-04-29T17:51:27Z-
dc.date.available2015-04-29T17:51:27Z-
dc.date.issued2015-04-29-
dc.date.submitted2015-02-23-
dc.identifier.citationZORKOT, L. Sexualidades e relações de gênero no cotidiano da préescola: entre práticas e representações de professoras. 2015. 218 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5574-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de PósGraduação em Educação – Curso Mestrado Profissional, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCotidiano da pré-escola.pt_BR
dc.subjectSexualidadespt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectRepresentações de professorespt_BR
dc.subjectPreschool daily lifept_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectTeachers' representationspt_BR
dc.titleSexualidades e relações de gênero no cotidiano da préescola: entre práticas e representações de professoraspt_BR
dc.title.alternativeSexualities and gender relations in the daily life of preschool: between teacher practices and representationspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Departamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationFormação de Professorespt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Vianna, Alexandre Jackson Chan-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como propósito refletir acerca do tema sexualidades e gênero no contexto da Educação Infantil, mais especificamente na pré-escola da rede pública de uma cidade do Centro-oeste de Minas Gerais. Consistiu em discutir as práticas e representações de cuidado e educação experimentadas nesse espaço educativo a partir dos discursos articulados pelas professoras, interlocuções com pesquisadores/as da temática e documentos oficiais vigentes. Objetivou ainda mapear práticas e representações das professoras, apontando possíveis tensionamentos surgidos a partir das ações de cuidado e educação nesse campo educativo. O percurso metodológico inicial se deu a partir de uma revisão bibliográfica seguida da pesquisa de campo por meio de questionários abertos e entrevistas com as professoras da pré-escola. Importa-nos, pois, destacar que os questionários foram suprimidos durante o processo de discussão da pesquisa por não fornecerem dados consistentes para análise. Para fins de verificação, eles se encontram no corpo do trabalho, na seção anexos. Ressalta se que os resultados obtidos via entrevista, foram tratados de forma qualitativa pela análise de conteúdo em articulação com as teorias que abordam a temática discutida. Tais resultados apontam para a urgência de inclusão da temática ―sexualidades e gênero nos currículos da Educação Infantil‖ por se revelarem como um contexto em constante convívio e confronto com as diversidades. Diante dos silenciamentos, discursos e argumentações frágeis, o estudo assinala ainda para as lacunas na formação das professoras. Evidencia, portanto, emergência de discussões dessa natureza nos cursos de Pedagogia, vislumbrando, dessa forma, uma atuação/relação promotora de discussões/desconstruções/desnaturalizações acerca das relações de gênero e sexualidades e aqueles/as que cuidam e educam a criança pequena.pt_BR
dc.description.resumoThis research aimed at reflecting on the theme of sexuality and gender in the context of child education, more specifically, in preschool of the public network of a city in the center-west of Minas Gerais, Brazil. It consisted in discussing the practices and representations of care and education experimented within this education area from the speeches articulated by the teachers, interlocutions with researchers of the theme and official standing documents. We also aimed at mapping teacher practices and representations, highlighting possible stresses occurred from care and education actions in this education field. The initial methodological route was performed by means of a bibliographical research followed by field research conducted with open questionnaires and interviews with preschool teachers. It is important to highlight that the questionnaires were suppressed during the discussion process of the research given that they did not provide consistent data for analysis. For verification ends, they can be found in the body of the work, in the annex section. We highlight that the results obtained via interview were treated in a qualitative manner by means of content analysis in articulation with the theories approaching the theme discussed. Such results point to the urgency of including the theme ―sexuality and gender in the curriculums of child education‖ given that they are a context in constant interaction and confrontation with the diversities. In light of the silencing, speeches and fragile argumentations, the study also marks the gaps in teacher formation. Therefore, this work shows the emergency in discussions of this nature in the Pedagogy courses, foreseeing an action/relation promoting discussions/deconstructions/denaturalization on gender and sexuality relations with those caring and educating small children.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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