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Título: Os processos enunciativos na Análise do Discurso e a formação do leitor
Palavras-chave: Leitura crítica
Produção do discurso
Sujeito discursivo
Data do documento: 2022
Editor: Editora Edgard Blücher Ltda.
Citação: CANO, M. R. de O.; PENA, L. N. Os processos enunciativos na Análise do Discurso e a formação do leitor. In: CARREIRA, R. A. R.; OLIVEIRA, W. F. de; ELIAKIM, J. (Org.). Discurso em perspectiva. São Paulo: Blucher, 2022, p. 195-214.
Descrição: Uma das questões ainda bastante problemática no ensino de Língua Portuguesa é a do leitor, em especial, do leitor crítico. Esse tema, em maior ou menor grau, vem sendo abordado nos documentos norteadores da educação, mais precisamente, a partir da década de 90 do século passado, bem como é presença constantes nas pesquisas acadêmicas. No entanto, a ideia de formar um leitor crítico e o seu debate constante também provocam um esvaziamento da noção do que é ser crítico, e por isso, faz-se necessário problematizar do que a criticidade se trata. Uma das possíveis abordagens para tratar do leitor crítico ampara-se na Análise do Discurso, conforme a perspectiva desenvolvida nos trabalhos do GPLPD, como Cano (2012; 2013, 2016), Pena (2021), Neves (2018), Silva e Cano (2021), entre outros. A partir desses estudos, podemos traçar uma relação entre a Análise do Discurso e a formação do leitor, tendo em vista que a AD, ao fazer uma abordagem crítica da produção discursiva, possibilita categorias e elementos que podem contribuir para a formação do leitor crítico. Para tanto, é necessário tratarmos do que é a Análise do Discurso.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55789
https://www.blucher.com.br/discurso-em-perspectiva
ISBN: 9786555501186
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