Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55899
Título: Uma análise do poema “O Novo Homem” de Carlos Drummond de Andrade: contribuições para o ensino de Ciências
Palavras-chave: Arte e Ciência
Análise de Conteúdo
Data do documento: 2021
Editor: Editora Poisson
Citação: ROSA, M. M. de S.; GOMES, T. T. de A.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Uma análise do poema “O Novo Homem” de Carlos Drummond de Andrade: contribuições para o ensino de Ciências. In: GONÇALVES, M. C. da S.; JESUS, B. G. de (Org.). Educação Contemporânea. Belo Horizonte: Poisson, 2021, v. 33, p. 147-153. DOI: 10.36229/978-65-5866-148-1.CAP.18.
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo analisar o poema O Novo Homem de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), buscando identificar no poema aspectos que podem contribuir para o ensino de Ciências. O poema foi analisado através da Metodologia de Pesquisa Qualitativa, utilizando da técnica Análise de Conteúdo. Após análise do poema, foi possível identificar sua potencialidade para contribuir para o Ensino de Ciências. Existem diferentes formas de compreender o mundo, sendo que é possível promover um diálogo entre os diferentes tipos de conhecimento. Nesse sentido, o poema O Novo Homem, tem em seus versos questões problematizadoras que podem promover discussões acerca da Natureza da Ciência, relação entre Ciência e Sociedade, aspectos da Genética, Biotecnologia e Bioética. Entendemos que este diálogo entre a poesia e a Ciência promove o desenvolvimento de um processo educativo lúdico, ao trazer reflexões, históricas, filosóficas e ambientais, colaborando para uma educação voltada para a cidadania.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55899
ISBN: 978-65-5866-148-1
Aparece nas coleções:DBI - Livros e capítulos de livros



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons