Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55931
Título: | Metodologia do Ensino de Ciências: proposta de uma aula com o tema solo no curso de licenciatura em Ciências Biológicas |
Palavras-chave: | Ciências - Ensino Solo - Ensino Estratégias pedagógicas Science teaching Soil teaching Pedagogical strategies |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Uniedusul Editora |
Citação: | FALEIROS, M. B.; ROHFLS, I. A. C.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Metodologia do ensino de Ciências: proposta de uma aula com o tema solo no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. In: JORGE, W. J.; GRESPAN, R. P. de C. (Org.). Ensino superior no Brasil: reflexões e desafios. Maringá: Uniedusul, 2021, p. 30-41. |
Descrição: | O estudo de metodologias do ensino de ciências proporciona aos licenciandos a possibilidade de elaboração de estratégias para a construção de uma aula que não seja essencialmente expositiva, e que busque a participação e valorização dos conhecimentos dos estudantes na construção do conhecimento. O presente trabalho busca relatar a experiência de uma aula elaborada e aplicada por dois licenciandos na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências, no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da Universidade Federal de Lavras. A aula foi ministrada para os demais licenciandos que cursaram a disciplina. O tema da aula apresentada foi “o solo”, e por ser um tema muito abrangente, decidimos nos apoiar nas reflexões sobre agricultura familiar e camponesa, origem e tipos de solo. Nos apoiamos no referencial teórico da Educação em uma perspectiva crítica, na qual considera-se que a educação tenha um papel na superação de modelos educacionais hegemônicos e que busque contribuir para a construção de sujeitos capazes de refletir sua realidade a partir da apropriação dos conhecimentos construídos historicamente pela humanidade e também enxergando-se como atores capazes de transformar o meio em que vivem. Recorremos à poesia, uma maquete e um experimento como estratégias pedagógicas, além de um trabalho final, no qual os estudantes expressaram o que assimilaram sobre os temas abordados. Após a finalização da proposta pedagógica, foi realizada uma avaliação escrita pelos licenciandos sobre a aula, a partir da qual foi realizada uma análise das respostas, na qual foi possível perceber aspectos que contribuíram para a construção de conhecimentos críticos, bem como os aspectos que poderiam ser melhorados, no que tange à metodologia da aula. A partir das análises, entendemos que as estratégias utilizadas podem colaborar para a elaboração de aulas com propostas alternativas ao modelo tradicional expositivo e que estimulem a participação e curiosidade dos estudantes. |
URI: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55931 https://www.uniedusul.com.br/publicacao/ensino-superior-no-brasil-reflexoes-e-desafios/ |
ISBN: | 978-65-86010-67-1 |
Aparece nas coleções: | DBI - Livros e capítulos de livros |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.