Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Luciana Marques-
dc.creatorRezende, Richard Lima-
dc.creatorFerreira, Débora Rezende-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2023-01-31T22:32:07Z-
dc.date.available2023-01-31T22:32:07Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFARIAS, L. M. et al. Análise de uma prática pedagógica sobre o conceito de decomposição da matéria a partir do poema "Latas" de Manoel de Barros. In: SILVA, A. J. N. da; SOUZA, I. dos S. de; LIMA, R. F. (Org.). Discursos, práticas, ideias e subjetividades na Educação. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 3, p. 221-234. DOI: 10.22533/at.ed.25121290411.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5983-025-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55932-
dc.descriptionEste trabalho busca analisar uma prática pedagógica sobre o ensino do conceito de solo que aconteceu durante um curso de verão na Universidade Federal de Lavras. Com o objetivo de entender como ela foi concebida por um grupo de universitários, foi colocada uma avaliação para que os envolvidos expressassem os pontos positivos e os pontos a serem melhorados da aula em questão. Para analisar as falas dos envolvidos utilizamos um método de categorização de falas, onde as mesmas foram agrupadas em três categorias. A primeira diz respeito à dinamicidade da aula que proporcionou a participação dos envolvidos. A segunda categoria é referente ao domínio do conteúdo e preparo que os professores demonstraram ter durante o desenvolvimento, sendo um aspecto fundamental do saber do docente. A terceira se constitui pelas falas relacionadas à poesia utilizada como recurso problematizador, se mostrando um meio interessante de aliar a sensibilidade da arte ao olhar científico sobre o mundo de modo a formar cidadãos mais completos quanto seres humanos. Conclui-se que a proposta pedagógica foi concebida positivamente pelos envolvidos e que ser dinâmica e participativa é uma de suas essências, além do fato de os professores se apresentarem preparados e seguros quanto ao domínio do conteúdo e problematizarem a realidade pela poesia.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAtena Editorapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectPedagogical resourcept_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleAnálise de uma prática pedagógica sobre o conceito de decomposição da matéria a partir do poema "Latas" de Manoel de Barrospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of a pedagogical practice on the concept of decomposition of matter from the poem “Latas” by Manoel de Barrospt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Livros e capítulos de livros



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons