Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55932
Título: Análise de uma prática pedagógica sobre o conceito de decomposição da matéria a partir do poema "Latas" de Manoel de Barros
Título(s) alternativo(s): Analysis of a pedagogical practice on the concept of decomposition of matter from the poem “Latas” by Manoel de Barros
Palavras-chave: Recurso pedagógico
Avaliação da aprendizagem
Educação Ambiental
Pedagogical resource
Learning assessment
Environmental education
Data do documento: 2021
Editor: Atena Editora
Citação: FARIAS, L. M. et al. Análise de uma prática pedagógica sobre o conceito de decomposição da matéria a partir do poema "Latas" de Manoel de Barros. In: SILVA, A. J. N. da; SOUZA, I. dos S. de; LIMA, R. F. (Org.). Discursos, práticas, ideias e subjetividades na Educação. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 3, p. 221-234. DOI: 10.22533/at.ed.25121290411.
Descrição: Este trabalho busca analisar uma prática pedagógica sobre o ensino do conceito de solo que aconteceu durante um curso de verão na Universidade Federal de Lavras. Com o objetivo de entender como ela foi concebida por um grupo de universitários, foi colocada uma avaliação para que os envolvidos expressassem os pontos positivos e os pontos a serem melhorados da aula em questão. Para analisar as falas dos envolvidos utilizamos um método de categorização de falas, onde as mesmas foram agrupadas em três categorias. A primeira diz respeito à dinamicidade da aula que proporcionou a participação dos envolvidos. A segunda categoria é referente ao domínio do conteúdo e preparo que os professores demonstraram ter durante o desenvolvimento, sendo um aspecto fundamental do saber do docente. A terceira se constitui pelas falas relacionadas à poesia utilizada como recurso problematizador, se mostrando um meio interessante de aliar a sensibilidade da arte ao olhar científico sobre o mundo de modo a formar cidadãos mais completos quanto seres humanos. Conclui-se que a proposta pedagógica foi concebida positivamente pelos envolvidos e que ser dinâmica e participativa é uma de suas essências, além do fato de os professores se apresentarem preparados e seguros quanto ao domínio do conteúdo e problematizarem a realidade pela poesia.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55932
ISBN: 978-65-5983-025-1
Aparece nas coleções:DBI - Livros e capítulos de livros



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons