Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Lenízy Cristina Reis-
dc.date.accessioned2023-02-10T16:56:54Z-
dc.date.available2023-02-10T16:56:54Z-
dc.date.issued2023-02-10-
dc.date.submitted2022-12-01-
dc.identifier.citationROCHA, L. C. R. Emoji em um contexto relacionado a alimentos e emoções. 2022. 80 p. Tese (Doutorado em Ciência dos Alimentos)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56003-
dc.description.abstractEmotional responses to food and drink have been established as an important research topic within sensory and consumer science. The present research contributes to the growing body of research on the use of emojis in sensory and consumer research, with new insights into consumers' spontaneous expressions of food-related emotional experiences. The overall objective was to explore emojis in a food-related context, so the study was divided into two stages. i) Explore the meaning of emojis through the Whatsapp application in a context related to emotions and sensory attributes of chocolates with different characteristics. The results show that the participants had no difficulty in using emojis to express their emotions and determine the chocolates' characteristic attributes. Emojis demonstrate positively for use in the description of emotions, being mainly related to the feeling of joy. Attributes were associated with different emojis, and the same emoji was associated with different characteristics. ii) Through an online questionnaire, emojis could be associated with the description of the five basic tastes. Bitter taste was associated with 18 emojis with different emotional expressions, sweet and salty taste showed great similarity in the group of emojis that were used to be characterized. Umami and acid, on the other hand, were mostly classified by emojis named discontent and dissatisfaction. Regarding food emojis, cheese was the most associated with umami and carrot was the emoji with the lowest connection. This study is the first to explore emojis in relation to the association with basic tastes, so it is concluded that emojis can be a possibility for description in relation to basic tastes, consumers did not have difficulty in associating emojis. Emojis are increasingly being used to communicate emotional expressions on electronic equipment, representing a relevant source of information for consumer companies about consumer attitudes and behaviors related to food. However, given that emojis convey a wide range of meanings, a deep understanding of how consumers interpret them is required to enable their use in food-related consumer research.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectComunicação sensorialpt_BR
dc.subjectEmojispt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSensory communicationpt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.titleEmoji em um contexto relacionado a alimentos e emoçõespt_BR
dc.title.alternativeEmoji in a context related to food and emotionspt_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência dos Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Ana Carla Marques-
dc.contributor.referee1Bastos, Sabrina Carvalho-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Jéssica Ferreira-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Carla Saraiva-
dc.contributor.referee4Carneiro, João de Deus Souza-
dc.description.resumoAs respostas emocionais a alimentos e bebidas foram estabelecidas como um importante tópico de pesquisa dentro da ciência sensorial e do consumidor. A presente pesquisa contribuiu para o crescente corpo de pesquisas sobre o uso de emojis em pesquisas sensoriais e de consumo, com novos insights sobre as expressões espontâneas dos consumidores de experiências emocionais relacionadas a alimentos. O objetivo geral foi explorar os emojis em um contexto relacionado à alimentação, posto isto o estudo foi dividido em duas etapas. i) Explorar o significado dos emojis pelo aplicativo Whatsapp em um contexto relacionado à emoções e aos atributos sensoriais de chocolates com diferentes características. Os resultados mostram que os participantes não apresentaram dificuldade em relação ao uso dos emojis para expressar suas emoções e determinar os atributos de características dos chocolates. Os emojis demonstram de forma positiva para utilização na descrição das emoção sendo principalmente relacionado ao sentimento de alegria. Os atributos foram associados a diferentes emojis, e o mesmo emoji foi relacionado a diferentes características. ii) Por meio de questionário onlines os emojis poderiam estar associados a descrição dos cinco gosto básicos. O gosto amargo foi associado a 18 emojis com diferentes expressões emocionais, o gosto doce e salgado apresentaram grande semelhança no grupo de emojis que foram utilizados para serem caracterizados. Já o umami e o ácido foram classificados majoritariamente por emojis com denominação de descontentamento e insatisfação. Em relação aos emojis de alimentos, o queijo foi o mais associado ao umami e a cenoura foi o emoji com a menor ligação. Esse estudo é o primeiro a explorar os emojis em relação a associação ao gostos básicos, assim conclui-se que os emojis podem ser uma possibilidade para descrição em relação aos gostos básicos, os consumidores não apresentaram dificuldade na associação dos emojis. Os emojis estão cada vez mais sendo usados para comunicar expressões emocionais em equipamentos eletrônicos, representam uma fonte relevante de informação para empresas de consumo sobre as atitudes e comportamentos dos consumidores relacionados à alimentação. No entanto, dado que os emojis transmitem uma ampla gama de significados, é necessário um entendimento profundo de como os consumidores os interpretam para permitir seu uso em pesquisas de consumo relacionadas a alimentos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciência dos Alimentospt_BR
dc.subject.cnpqCiência de Alimentospt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0279071624811202pt_BR
Aparece nas coleções:Ciência dos Alimentos - Doutorado (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_Emoji em um contexto relacionado a alimentos e emoções.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.