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Título: Valores organizacionais no processo de certificação ISO 9001 : um estudo de caso em um grupo empresarial familiar
Autor : Ferreira, Carolina Fontes
Primeiro orientador: Cappelle, Mônica Carvalho Alves
Primeiro membro da banca: Sette, Ricardo de Souza
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
Área de concentração: Organização, Gestão e Sociedade
Palavras-chave: Valor organizacional
Empresa familiar
Laddering
Organizational values
Family business
Laddering technique
Data da publicação: 2013
Agência(s) de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Referência: FERREIRA, C. F. Valores organizacionais no processo de certificação ISO 9001: um estudo de caso em um grupo empresarial familiar. 2013. 105 p. Dissertação (Mestrado em Organização, Gestão e Sociedade)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de verificar a congruência entre os valores percebidos pelos funcionários e propostos pela diretoria ao longo do processo de certificação da ISO 9001 em um grupo empresarial familiar, localizado no Sul de Minas Gerais. Os processos de certificação envolvem mudanças de valores. Principalmente, em se tratando de empresas familiares, há também os valores cultivados pela família que permeiam as estratégias e práticas organizacionais. A dinâmica da mudança promovida pela certificação, portanto, confronta valores antigos com novos, valores individuais com organizacionais, bem como valores familiares. A identificação dos valores organizacionais é de significativa importância para a compreensão de características culturais que determinam o trabalho e o sucesso das organizações. Utilizou-se o pressuposto teórico do inventário de perfis de valores organizacionais (OLIVEIRA; TAMAYO, 2004). Os valores que compõem o escopo organizacional foram analisados, mediante pesquisa documental e entrevistas em profundidade. A metodologia se valeu de uma abordagem qualitativa, empregado o método de estudo de caso. Após investigar a missão e os valores do Grupo Empresarial, foram realizadas entrevistas com o diretor geral de operações e diretor geral o administrativo, responsáveis pela elaboração dos novos valores para a certificação ISO 9001 e com vinte e cinco funcionários de diversos departamentos e níveis hierárquicos. Todas as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. As entrevistas realizadas com os funcionários do Grupo foram tratadas pela técnica laddering. Trinta e oito elementos, entre atributos, consequências e valores, foram identificados. As relações entre eles, determinadas pelas escalas/ladders de percepção de cada respondente deram origem a Matriz de Implicação e ao Mapa Hierárquico de Valores. Os resultados indicam a proeminência dos perfis de valores organizacionais Autonomia, Domínio, Prestígio, Realização, Preocupação com a Coletividade e Conformidade do inventário de perfis de valores organizacionais (IPVO) de Oliveira e Tamayo (2004)
This study was conducted with the aim of verifying the congruence between the values perceived by employees and those proposed by the board throughout the process of ISO 9001 certification in a family business group, located in the south of Minas Gerais. The certification processes involve changes of values. Especially, in the case of family businesses, there are also cultivated by the family values that permeate the strategies and organizational practices. The dynamics of change promoted by certification, thus confronts old values with new, individual with organizational values and family values. The identification of organizational values is of significant importance for the understanding of cultural characteristics that determine the work and success of organizations. We used the theoretical assumption of inventory profiles of organizational values (OLIVEIRA; TAMAYO, 2004). The values that make up the organizational scope were examined using documentary research and interviews, The methodology drew upon a qualitative approach, using the case study method. After investigating the mission and values of the Business Group, interviews were conducted with the directors general, and administrative operations, responsible for the development of new values for ISO 9001 and twenty-five employees from different departments and levels. All interviews were subjected to content analysis. The interviews with employees of the Group, were treated by the laddering technique. Thirty-eight elements between attributes, consequences and values were identified. The relations between them, determined by the scales / ladders perception of each respondent gave rise to Matrix Implication and Hierarchical Map of Values. The results indicate the prominence of organizational values profiles Autonomy, Mastery, Prestige, Achievement, Concern with the Community Compliance and inventory profiles of organizational values (IPVO) of Oliveira and Tamayo (2004)
metadata.teses.dc.description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Organização, Gestão e Sociedade, para obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/563
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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