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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFiorini, Giovana Borges-
dc.date.accessioned2023-04-18T16:18:51Z-
dc.date.available2023-04-18T16:18:51Z-
dc.date.issued2023-04-18-
dc.date.submitted2023-03-21-
dc.identifier.citationFIORINI, G. B. A abordagem do vernáculo no livro didático de língua portuguesa no ensino médio. 2023. 85 p. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56670-
dc.description.abstractLinguistic variation is a subject that exists in the daily lives of all speakers; the vernacular is the freest, most spontaneous and unmonitored speech of the language; and the textbook works as an important support for the teacher in the teaching-learning process, playing a crucial role in education. Therefore, in this work, we sought to investigate the existence of an approach to linguistic and vernacular variation within the Portuguese language textbook. The sample was consisted of three collections approved in the PNLD 2021: High School - each collection is composed of the three EM series (single volume), adding a total of nine books analyzed, namely: Estações Língua Portuguesa, by Fernanda Pinheiro Barros et al ; Interação Português, by Graça Sette et al; and Se liga nas linguagens: português, by Wilton Ormundo and Cristiane Siniscalchi. All collections approved in PNLD 2021 are used in municipal and state schools in Brazil. To carry out the research, it was necessary to use a corpus that brought important concepts about Sociolinguistics, Variation and Teaching, Vernacular, Textbook, etc., based in texts by scholars such as Bagno (2002, 2007, 2013, 2021), Bortoni- Ricardo (2004, 2014), Faraco (2008, 2015, 2021), among others, in addition to the official documents that rules teaching in Brazil. The analysis concludes that the work with linguistic variation continues to be timidly presented in the textbook, just as the work with the vernacular is limited to its use only in texts, but not in all collections and without due attention or study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectVernáculopt_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectVernacularpt_BR
dc.titleA abordagem do vernáculo no livro didático de língua portuguesa no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe vernacular approach in the portuguese language book in high schoolpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Raquel Márcia Fontes-
dc.contributor.referee1Cano, Márcio Rogério de Oliveira-
dc.contributor.referee2Huback, Ana Paula-
dc.description.resumoA variação linguística é matéria presente no cotidiano de todos os falantes; o vernáculo é a fala mais livre, espontânea e não monitorada da língua; e o livro didático figura como um importante suporte para o professor no processo de ensino-aprendizagem, tendo um papel crucial na educação. Portanto, no presente trabalho, buscou-se investigar a existência de uma abordagem da variação linguística e do vernáculo dentro do livro didático de língua portuguesa. A amostra foi constituída por três coleções aprovadas no PNLD 2021: Ensino Médio – cada coleção é composta pelas três séries do EM (volume único), somando um total de nove livros analisados, sendo eles: Estações Língua Portuguesa, de Fernanda Pinheiro Barros et al; Interação Português, de Graça Sette et al; e Se liga nas linguagens: português, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi. Todas as coleções aprovadas no PNLD 2021 são utilizadas em escolas municipais e estaduais do Brasil. Para a realização da pesquisa, fez-se necessário a utilização de um corpus que trouxesse conceitos importantes sobre Sociolinguística, Variação e Ensino, Vernáculo, Livro Didático etc, utilizando textos de estudiosos como Bagno (2002, 2007, 2013, 2021), Bortoni-Ricardo (2004, 2014), Faraco (2008, 2015, 2021), dentre outros, além dos documentos oficiais que regem o ensino no Brasil. A análise conclui que o trabalho com a variação linguística segue sendo apresentado timidamente no livro didático, assim como o trabalho com o vernáculo resume-se a sua utilização apenas em textos, mas não em todas as coleções e sem a devida atenção ou estudo.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLíngua Portuguesapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972886381173312pt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Mestrado (Dissertações)

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