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dc.creatorZamorano, Fernanda Raso-
dc.date.accessioned2023-09-14T19:28:19Z-
dc.date.available2023-09-14T19:28:19Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.date.submitted2023-06-22-
dc.identifier.citationZAMORANO, F. R. Economia comportamental e sua aplicação nas políticas públicas educacionais: uma revisão sistemática da literatura. 2023. 80 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58347-
dc.description.abstractIn recent years, scholars such as Richard Thaler, Cass Sunstein and Dan Ariely have focused on a different perspective of human behavior in relation to standard economic theory, called Behavioral Economics, which has attracted wide and growing attention. The focus of this research consisted of verifying the state of art in literature on behavioral economics in education, aiming, in general, to identify main studies on the subject. For this purpose, 47 articles published in the period from 2011 to 2021, which are indexed in the Web of Science databases, were selected. As a result, it was found that, although no single approach is sufficient to provide answers to the complex educational issue, behavioral economics proves to be a promising tool to be used.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectEconomia comportamentalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectQualidade em educaçãopt_BR
dc.subjectBehavioral economicspt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSystematic reviewpt_BR
dc.subjectQuality in educationpt_BR
dc.subjectNudges (Administração)pt_BR
dc.titleEconomia comportamental e sua aplicação nas políticas públicas educacionais: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.title.alternativeBehavioral economics and its application in public educational policies: a systematic literature reviewpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Camila Maria Risso-
dc.contributor.advisor-co1Castro, Rafael Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Sales, Camila Maria Risso-
dc.contributor.referee2Silva, Sabrina Soares da-
dc.contributor.referee3Pereira, Fernando Batista-
dc.contributor.referee4Castro, Rafael Rodrigues de-
dc.description.resumoNos últimos anos, estudiosos como Richard Thaler, Cass Sunstein e Dan Ariely têm se debruçado sobre uma diferente perspectiva do comportamento humano em relação à teoria econômica padrão, chamada de Economia Comportamental, que tem atraído ampla e crescente atenção. O foco dessa pesquisa consistiu na verificação do estado da arte na literatura sobre economia comportamental na educação, objetivando, de forma geral, identificar os principais estudos sobre o tema. Para tanto, foram selecionados 47 artigos publicados no período de 2011 a 2021, que estão indexados na base de dados Web of Science. Como resultado, constatou-se que, embora nenhuma abordagem única seja suficiente para fornecer respostas no complexo tema educacional, a economia comportamental revela-se como promissora ferramenta para ser utilizada, devendo, no entanto, serem aprofundados os estudos a respeito, especialmente no contexto brasileiro.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884328928141848pt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)



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