Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5863
Título: Rendimento de óleo essencial e caracterização organoléptica de folhas de assa-peixe submetidas a diferentes métodos de secagem
Autor: Corrêa,Ricardo Monteiro
Bertolucci,Suzan Kelly Vilela
Pinto,José Eduardo Brasil Pereira
Reis,Érika Soares
Alves,Thiago Leal
Palavras-chave: Vernonia polyanthes
secagem
óleo essencial
planta medicinal
Publicador: Editora da Universidade Federal de Lavras
Data: 1-Abr-2004
Outras Identificações : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542004000200013
Descrição: O assa-peixe (Vernonia polyanthes) é muito utilizado na medicina popular em casos de contusões, hemorróidas, infecções do útero e bronquite. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar o rendimento de óleo essencial e caracterizar organolepticamente folhas de assa-peixe submetidas a diferentes métodos de secagem. Entre os métodos de secagem avaliados, a secagem natural à sombra, em secador solar e mista (sol e sombra) foram os métodos que apresentaram maiores teores de óleo. O rendimento de matéria seca de folhas de assa-peixe, após os diferentes métodos de secagem, encontrou-se ao redor de 27,7 a 30,1%. Em todos os métodos de secagem, a cor predominante da face adaxial das folhas de assa-peixe conservou-se verde-escura e da face abaxial verde-clara. No tocante ao odor, observou-se que a secagem à sombra conservou melhor o aroma característico das folhas de V. polyanthes.
Idioma: pt
Aparece nas coleções:Ciência e Agrotecnologia

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.