Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Dircelene de Rezende Arantes-
dc.date.accessioned2024-01-09T18:27:11Z-
dc.date.available2024-01-09T18:27:11Z-
dc.date.issued2024-01-09-
dc.date.submitted2023-10-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, D. de R. A. Conceitos de termodinâmica abordados em uma perspectiva interdisciplinar: uma proposta para o ensino médio. 2023. 58 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58757-
dc.description.abstractThe objective of this project is to analyze a didactic sequence developed to lead students to analyze, discuss, raise hypotheses and draw conclusions about the relationship between thermodynamics, thermochemistry and metabolism with the human body. Considering the need to use methods that can stimulate students' creativity and participation, favoring student-student and student-teacher dialogue through activities, thus promoting a broader understanding of the subject and contributing to the development of skills such as argumentation, empathy, critical thinking, hypothesis raising and skills such as the ability to carry out group work and solve complex problems. Thinking of a current topic that could generate discussions, that would arouse interest, desires and desires to understand and test their knowledge, we chose to work on thermodynamics and the human body, a topic that can awaken in students the desire to expand their knowledge. . Because it is an interdisciplinary subject that involves knowledge of Physics, thermodynamics, Chemistry, energy values and Biology, metabolism, in addition to other implied knowledge, we hope that, at the end of the sequence, with the use of the proposed resources, the students are able to establish a relationship between these contents and everyday situations experienced by them.Data collection for analysis was based on participation, socialization, materials written by students throughout the process, their participation in discussions, where the groups presented their observations, analyzes and conclusions after each activity, and the notes made in the logbook. During the activities, students discussed aspects relating to the knowledge of energy and its relationship with the functioning of the body, associating Thermodynamics and related disciplines. At the end of the sequence, the groups made posters, podcasts, folders, which allowed us to understand the contribution of this study in the construction of the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectEnsino interdisciplinarpt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectTermodinâmica e corpo humanopt_BR
dc.subjectInterdisciplinary teachingpt_BR
dc.subjectTeaching strategiespt_BR
dc.subjectThermodynamics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectHuman body and Thermodynamicspt_BR
dc.titleConceitos de termodinâmica abordados em uma perspectiva interdisciplinar: uma proposta para o ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThermodynamic concepts approached from an interdisciplinary perspective: a proposal for high school educationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Libardi, Helena-
dc.contributor.referee1Seligman, Luiza-
dc.contributor.referee2Charret, Iraziet da Cunha-
dc.description.resumoNeste trabalho, procuramos criar uma sequência didática desenvolvida para levar os estudantes a analisar, discutir, levantar hipóteses e tirar suas conclusões da relação entre Termodinâmica, termoquímica e o metabolismo com o corpo humano, considerando a necessidade de utilizar métodos que possam estimular a criatividade e participação dos estudantes, favorecendo o diálogo estudante-estudante e estudante-professor através das atividades, promovendo, assim, uma compreensão mais ampla sobre a temática e contribuindo para o desenvolvimento de competências como a argumentação, a empatia, o pensamento crítico, levantamento de hipóteses e habilidades como a capacidade de realizar trabalhos em grupo e resolver problemas. Pensando em um tema atual, que pudesse gerar discussões, que despertam o interesse, os desejos e anseios de compreender e testar seus conhecimentos, optamos por trabalhar a termodinâmica e o corpo humano, um tema que pode despertar nos estudantes o desejo de ampliar seus conhecimentos. A sequência desenvolvida, com o título “Interdisciplinaridade no ensino de Física: termodinâmica no funcionamento do corpo humano” foi elaborada com nove aulas e desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino médio. Por se tratar de um tema interdisciplinar que envolve conhecimento de Física, a termodinâmica, de Química, os valores energéticos, e de Biologia, o metabolismo, além de outros conhecimentos subentendidos, esperamos que, no final da sequência, com o uso dos recursos propostos, os estudantes consigam estabelecer uma relação entre estes conteúdos e situações cotidianas por eles vivenciadas. As coletas dos dados para análise foram feitas a partir da participação e socialização dos materiais escritos pelos estudantes durante todo o processo, da participação dos mesmos nas discussões, onde os grupos apresentaram após cada atividade suas observações, análises e conclusões, e das anotações feitas no diário de bordo. Durante as atividades, os estudantes discutiram aspectos referentes ao conhecimento de energia e sua relação com o funcionamento do corpo associando a Termodinâmica e as disciplinas afins. Na finalização da sequência, os grupos confeccionaram cartazes, podcast, folders, o que permitiu que percebêssemos a contribuição deste estudo na construção do processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentNão especifica vinculação com nenhum departamentopt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9187315636165148pt_BR
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Dissertação)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons