Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSelvati, Andreísa Aparecida-
dc.date.accessioned2024-01-30T11:57:36Z-
dc.date.available2024-01-30T11:57:36Z-
dc.date.issued2024-01-26-
dc.date.submitted2022-12-22-
dc.identifier.citationSELVATI, A. A. O cinema na formação cultural de professores: um diálogo entre o filme Vidas secas o PIBID de Biologia. 2024. 147 p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Ambiental)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58853-
dc.description.abstractThis research aims to present the specificities contained in the film Vidas Secas by Nélson Pereira dos Santos through the reading of this work by the teachers in training of the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching (PIBID of Biology of the UFLA). The methodology is based on qualitative research where we seek to understand human relationships in the training process. Thus, the data collection started from a course on cinema and the selection of film plans and their specific considerations contained in the individual and collective training of the group, these considerations were described on a website. And the collected considerations were categorized, interpreted and theoretically based, taking into account the articulation with the base bibliography of this research. With this, it was possible to verify the importance of cinema in the training of Biology teachers as a whole in its instigating potential.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectVidas secas (Romance)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRamos, Graciliano, 1892-1953pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectMoviept_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectFormación docentept_BR
dc.subjectCinept_BR
dc.subjectEnseñanza de las Cienciaspt_BR
dc.titleO cinema na formação cultural de professores: um diálogo entre o filme Vidas secas o PIBID de Biologiapt_BR
dc.title.alternativeCinema in the cultural training of teachers: a dialogue between the film "Vidas secas" and PIBID of Biologypt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Científica e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Takayama, Luiz Roberto-
dc.contributor.referee1Takayama, Luiz Roberto-
dc.contributor.referee2Nascimento Júnior, Antônio Fernandes-
dc.contributor.referee3Silva, Luciana da-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar as especificidades contidas no filme Vidas Secas de Nélson Pereira dos Santos através da leitura dessa obra pelos professores em formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID de Biologia da UFLA). A metodologia é embasada uma pesquisa qualitativa onde buscamos compreender as relações humanas no processo de formação. Sendo assim o levantamento de dados partiu de um minicurso de cinema e de seleção de planos do filme e de suas considerações especificas contidas na formação individual e coletiva grupo, essas considerações foram descritas uma página da internet. E considerações coletada foram categorizadas, interpretadas e fundamentados teoricamente, levando em consideração a articulação com a bibliografia de base desta pesquisa. Com isso foi possível constatar a importância do cinema na de formação de professores de Biologia como todo no seu potencial instigador.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Biologiapt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112414082306044pt_BR
Aparece nas coleções:Educação Científica e Ambiental - Mestrado (Dissertação)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons