Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAvelar, Bruna Carvalho de-
dc.date.accessioned2024-09-04T12:59:51Z-
dc.date.available2024-09-04-
dc.date.available2024-09-04T12:59:51Z-
dc.date.issued2024-09-04-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.citationAVELAR, Bruna Carvalho de. Neurociência e formação docente: um estudo netnográfico. 2024. 91p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59322-
dc.description.abstractNeuroscience is a field that enables the understanding of the brain structure, as well as numerous aspects involved and/or related to this structure, such as the notions of mind and consciousness, for example. In general, it has been linked to education, mainly by discussing possible paths of learning, how it happens and how the brain changes based on the influences of the environment. This work substantiates its questions by analyzing the presence of Neuroscience in training courses, discussing the elaboration and development of a continuing education and neuroscience training course. Our intention is to understand and reflect – both based on scientific production on the subject and from the data that will be collected – on the knowledge acquired in initial training and during pedagogical practice, analyzing how we arrive and seek answers in neuroscience. This research was designed based on the use of netnographic techniques, encompassing methods that allowed data collection online, linked to mechanisms for recording research journals and bibliographic review. It can be seen from this study that the popularization of Neuroscience is emerging since, in addition to not having its importance reflected in the educational field, it also appears linked to erroneous promises. It is concluded that there is a need for an expansion of research and discussions on the use of Neuroscience in the field of education, on the one hand demystifying inappropriate uses of concepts and, on the other hand, overcoming a series of prejudices linking Neuroscience to only biological perspectives to be employed in education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectNetnografiapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectSistemas nervoso e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectNetnographypt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.subjectNervous system and learningpt_BR
dc.titleNeurociência e formação docente: um estudo netnográficopt_BR
dc.title.alternativeNeuroscience and teacher training: a netnographic studypt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Cláudio Lúcio-
dc.contributor.referee1Bruzi, Alessandro Teodoro-
dc.contributor.referee2Cardoso, Frederico Assis-
dc.description.resumoA neurociência é um campo que possibilita a compreensão da estrutura cerebral, bem como inúmeros aspectos envoltos e/ou relacionados a essa estrutura, como as noções de mente e consciência, por exemplo. De maneira geral, vem sendo vinculada à educação, principalmente por discutir caminhos possíveis de aprendizagem, como ela acontece e de que forma o cérebro vai se modificando a partir das influências do meio. Este trabalho fundamenta seus questionamentos analisando a presença da Neurociência em cursos de formação, discutindo a elaboração e o desenvolvimento de um curso de formação continuada de educação e neurociência. A nossa intenção é entender e refletir – tanto com base na produção científica sobre o assunto como a partir dos dados que serão coletados – sobre os conhecimentos adquiridos na formação inicial e durante a prática pedagógica, analisando de que forma se chega e se busca respostas na neurociência. Esta pesquisa foi delineada com base na utilização de técnicas netnográficas, englobando métodos que permitissem a coleta de dados de forma online, atrelada a mecanismos de registro em diário de pesquisa e de revisão bibliográfica. Nota-se com este estudo que a popularização da Neurociência se faz emergente uma vez que além de não ter sua importância refletida no campo educacional, também aparece vinculada a promessas errôneas. Conclui-se que é preciso uma ampliação de pesquisas e discussões sobre o emprego da Neurociência no campo da educação, por um lado desmitificando empregos impróprios dos conceitos e, por outro lado, superando uma série de preconceitos atrelando a Neurociência a apenas perspectivas biológicas a serem empregadas na educação.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3294027873943812pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons