Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59322
Título: Neurociência e formação docente: um estudo netnográfico
Título(s) alternativo(s): Neuroscience and teacher training: a netnographic study
Autor : Avelar, Bruna Carvalho de
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3294027873943812
Primeiro orientador: Mendes, Cláudio Lúcio
Primeiro membro da banca: Bruzi, Alessandro Teodoro
Segundo membro da banca: Cardoso, Frederico Assis
Palavras-chave: Neurociência
Formação docente
Netnografia
Formação continuada
Prática docente
Sistemas nervoso e aprendizagem
Teacher training
Netnography
Continuing education
Teaching practice
Neuroscience
Nervous system and learning
Data da publicação: 4-Set-2024
Referência: AVELAR, Bruna Carvalho de. Neurociência e formação docente: um estudo netnográfico. 2024. 91p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: A neurociência é um campo que possibilita a compreensão da estrutura cerebral, bem como inúmeros aspectos envoltos e/ou relacionados a essa estrutura, como as noções de mente e consciência, por exemplo. De maneira geral, vem sendo vinculada à educação, principalmente por discutir caminhos possíveis de aprendizagem, como ela acontece e de que forma o cérebro vai se modificando a partir das influências do meio. Este trabalho fundamenta seus questionamentos analisando a presença da Neurociência em cursos de formação, discutindo a elaboração e o desenvolvimento de um curso de formação continuada de educação e neurociência. A nossa intenção é entender e refletir – tanto com base na produção científica sobre o assunto como a partir dos dados que serão coletados – sobre os conhecimentos adquiridos na formação inicial e durante a prática pedagógica, analisando de que forma se chega e se busca respostas na neurociência. Esta pesquisa foi delineada com base na utilização de técnicas netnográficas, englobando métodos que permitissem a coleta de dados de forma online, atrelada a mecanismos de registro em diário de pesquisa e de revisão bibliográfica. Nota-se com este estudo que a popularização da Neurociência se faz emergente uma vez que além de não ter sua importância refletida no campo educacional, também aparece vinculada a promessas errôneas. Conclui-se que é preciso uma ampliação de pesquisas e discussões sobre o emprego da Neurociência no campo da educação, por um lado desmitificando empregos impróprios dos conceitos e, por outro lado, superando uma série de preconceitos atrelando a Neurociência a apenas perspectivas biológicas a serem empregadas na educação.
Abstract: Neuroscience is a field that enables the understanding of the brain structure, as well as numerous aspects involved and/or related to this structure, such as the notions of mind and consciousness, for example. In general, it has been linked to education, mainly by discussing possible paths of learning, how it happens and how the brain changes based on the influences of the environment. This work substantiates its questions by analyzing the presence of Neuroscience in training courses, discussing the elaboration and development of a continuing education and neuroscience training course. Our intention is to understand and reflect – both based on scientific production on the subject and from the data that will be collected – on the knowledge acquired in initial training and during pedagogical practice, analyzing how we arrive and seek answers in neuroscience. This research was designed based on the use of netnographic techniques, encompassing methods that allowed data collection online, linked to mechanisms for recording research journals and bibliographic review. It can be seen from this study that the popularization of Neuroscience is emerging since, in addition to not having its importance reflected in the educational field, it also appears linked to erroneous promises. It is concluded that there is a need for an expansion of research and discussions on the use of Neuroscience in the field of education, on the one hand demystifying inappropriate uses of concepts and, on the other hand, overcoming a series of prejudices linking Neuroscience to only biological perspectives to be employed in education.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59322
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons