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metadata.teses.dc.title: Investigando os dilemas práticos de uma professora-pesquisadora: a terra orbita em torno do sol ou o sol orbita em torno da terra?
metadata.teses.dc.title.alternative: Investigating the practical dilemmas of a teacher-researcher: does the earth orbit the sun or does the sun orbit the earth?
metadata.teses.dc.creator: Passos, Maíra Duarte
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/9619617911702739
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Neves, Jefferson Adriano
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Libardi, Helena
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Balthazar, Wagner Franklin
metadata.teses.dc.subject: Revolução Copernicana
Alfabetização científica
Astronomia
Heliocentrismo
Modelo geocêntrico
Natureza da ciência
Ensino de ciências
Copernican revolution
Scientific literacy
Science education
Astronomy
Heliocentrism
Geocentric model
Nature of science
Science education
metadata.teses.dc.date.issued: 9-Sep-2024
metadata.teses.dc.identifier.citation: PASSOS, Maíra Duarte. Investigando os dilemas práticos de uma professora-pesquisadora: a terra orbita em torno do sol ou o sol orbita em torno da terra? 2024. 130p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática)–Universidade Federal de Lavras, 2024.
metadata.teses.dc.description.resumo: Embora a Revolução Copernicana tenha redefinido a percepção humana do Universo, o ensino sobre esse evento histórico e suas implicações científicas ainda apresenta desafios no contexto educacional atual. Nesse cenário, surge a pesquisa, que busca analisar como o ensino da Revolução Copernicana pode contribuir para o desenvolvimento da alfabetização científica em alunos do primeiro ano do ensino médio. Assim, objetiva-se analisar, na perspectiva da professora- pesquisadora, o desenvolvimento de uma sequência de ensino e aprendizagem (SEA) sobre a Revolução Copernicana e sua contribuição para a alfabetização científica dos alunos. A pesquisa é de natureza qualitativa, fundamentada em um estudo de caso, cujo contexto educacional foi documentado por gravações de áudio, registros dos materiais produzidos pelos estudantes e um diário de campo. A análise dos dados foi realizada por meio da análise temática e do Método de Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa identificou dilemas práticos na implementação da SEA, como a dificuldade dos alunos em compreender conceitos abstratos e a necessidade de diversificar as estratégias de ensino. Observou-se também que o ensino da Revolução Copernicana contribuiu para o desenvolvimento da alfabetização científica dos alunos, evidenciado pelo uso mais preciso de termos e conceitos científicos e pela capacidade de formular explicações. A pesquisa demonstrou o potencial do ensino da Revolução Copernicana para a alfabetização científica dos alunos do ensino médio. A SEA desenvolvida foi aprimorada com base nos resultados da pesquisa, e um produto educacional foi criado para auxiliar outros professores na abordagem desse tema.
metadata.teses.dc.description.abstract: Although the Copernican Revolution redefined the human perception of the universe, teaching about this historical event and its scientific implications still presents challenges in the cur- rent educational context. In this scenario, a research study emerges, aiming to analyze how teaching the Copernican Revolution can contribute to the development of Scientific Literacy among first-year high school students. Thus, it objectively analyzes, from the perspective of the teacher-researcher, the development of a teaching and learning sequence (TLS) about the Copernican Revolution and its contribution to the students’ Scientific Literacy. This qualitative research is based on a case study, where the educational context was documented through audio recordings, student-produced materials, and a field diary. Data analysis was conducted using thematic analysis and Bardin’s Content Analysis Method. The research highlighted practical dilemmas in implementing the TLS, such as students’ difficulty in understanding abstract concepts and the need to diversify teaching strategies. It was also observed that teaching the Copernican Revolution contributed to the development of students’ Scientific Literacy, evidenced by more precise use of scientific terms and concepts and the ability to formulate explanations. The research demonstrated the potential of teaching the Copernican Revolution for high school students’ Scientific Literacy. The developed TLS was improved based on the research results, and an educational product was created to assist other teachers in addressing this topic.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59338
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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