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metadata.teses.dc.title: A utilização de TDICS na construção da identidade docente de professores de ciências da natureza
metadata.teses.dc.title.alternative: The use of TDICS in building the teaching identity of natural science teachers
metadata.teses.dc.creator: Somorinha, Anderson dos Santos
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/6150615724077151
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Silva, Paulo Ricardo da
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Charret , Iraziet da Cunha
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Silva, Nilma Soares da
metadata.teses.dc.subject: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)
Identidade docente
Formação docente
Ensino de ciências
Metodologia de ensino
Digital Information and Communication Technologies (DICTs)
Teacher identity
Teacher training
Science teaching
Teaching methodology
metadata.teses.dc.date.issued: 20-Sep-2024
metadata.teses.dc.identifier.citation: SOMORINHA, Anderson dos Santos. A utilização de TDICS na construção da identidade docente de professores de ciências da natureza. 2024. 84p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
metadata.teses.dc.description.resumo: Com a pandemia de COVID-19, iniciada na China em 2019 e a necessidade do isolamento social, a educação brasileira e mundial precisou se reinventar para que os alunos não tivessem grandes perdas. Para isso, foi criado o Ensino Remoto Emergencial (ERE) que perdurou do começo de 2020 até o final de 2021. Porém, esta medida afetou diretamente os professores, pelo fato de terem que se adaptar de forma muito rápida, sendo que parcela significativa possivelmente não utilizava frequentemente as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) em sala de aula, o que fez com que eles tivessem que aprender a manusear tais ferramentas já com o processo de ensino remoto em andamento. Diante deste cenário, este trabalho buscou investigar a relação de docentes da área de Ciências da Natureza com as TDICS, buscando evidenciar como as identidades profissionais docentes foram e vem sendo constituídas em relação a esta perspectiva. Para tal, além de levantamento bibliográfico, foi construído e aplicado um questionário no formato online, o qual foi respondido por doze docentes de diversas áreas das Ciências das Natureza que atuavam na cidade de Barbacena no início do ano de 2022. As informações obtidas com as respostas dos docentes foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo, com a organização, principalmente, de categorias não definidas a priori. A partir disso, foi possível observar que todos os docentes têm algum tipo de conhecimento ou relação com TDCIS, no sentido de reconhecer a importância de sua utilização no ensino; que estes mesmos professores tiveram pouco ou nenhum contato com as tecnologias durante a graduação, tendo alguma aproximação através de formação continuada e pelo exercício profissional. Consequentemente, observamos que as TDICS têm pouca influência na constituição da identidade docente dos investigados, que reconhecem a importância delas para o ensino e para a aprendizagem, mas não vincula essa importância à sua percepção sobre ser docente. Como fruto deste trabalho, foi produzido um produto educacional, no formato de Curso de Formação continuada, objetivando universalizar conceitos envolvendo TDICS, bem como apresentar ferramentas que possam ser incorporadas às práticas do professor, de forma a aproximar tecnologias e identidade docente.
metadata.teses.dc.description.abstract: With the COVID-19 pandemic, which started in China in 2019 and the need for social isolation, brazilian and global education needed to reinvent itself so that students did not suffer major losses. To this end, Emergency Remote Education (ERE) was created and lasted from the beginning of 2020 until the end of 2021. However, this measure directly affected teachers, due to the fact that they had to adapt very quickly, with a significant portion possibly did not frequently use Digital Information and Communication Technologies (TDICS) in the classroom, which meant that they had to learn how to use such tools with the remote teaching process already underway. Given this scenario, this work sought to investigate the relationship between teachers in the area of Natural Sciences and TDICS, seeking to highlight how professional teaching identities were and are being constituted in relation to this perspective. To this end, in addition to a bibliographical survey, an online questionnaire was constructed and applied, which was answered by twelve teachers from different areas of Natural Sciences who worked in the city of Barbacena at the beginning of 2022. The information obtained from the Teachers' responses were analyzed in the light of Content Analysis, with the organization, mainly, of categories not defined a priori. From this, it was possible to observe that all teachers have some type of knowledge or relationship with TDCIS, in order to recognize the importance of its use in teaching; that these same teachers had little or no contact with technologies during their undergraduate studies, having some contact through continued training and professional practice. Consequently, we observed that TDICS have little influence on the constitution of the teaching identity of those investigated, who recognize their importance for teaching and learning, but do not link this importance to their perception of being a teacher. As a result of this work, an educational product was produced, in the format of a Continuing Training Course, aiming to universalize concepts involving TDICS, as well as presenting tools that can be incorporated into the teacher's practices, in order to bring technologies and teaching identity closer together.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59453
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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