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Título: Ações afirmativas, cotas e assistência estudantil: diagnóstico e proposta de monitoramento na Universidade Federal de Lavras
Título(s) alternativo(s): Affirmative actions, quotas and student assistance: diagnosis and proposal for monitoring at the Federal University of Lavras
Autor : Campos, Flávia Morais
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3882795964018747
Primeiro orientador: Kalsing, Vera Simone Schaefer
Primeiro membro da banca: Souza, Gasperim Ramalho de
Segundo membro da banca: Almeida, Helga do Nascimento de
Terceiro membro da banca: Silva, Wânia Rezende
Palavras-chave: Ações afirmativas
Cotas raciais
Assistência estudantil
Política de cotas
Educação inclusiva
Permanência estudantil
Desigualdade racial
Affirmative actions
Racial quotas
Student assistance
Quota policy
Inclusive education
Student retention
Racial inequality
Data da publicação: 24-Set-2024
Referência: CAMPOS, Flávia Morais. Ações afirmativas, cotas e assistência estudantil: diagnóstico e proposta de monitoramento na Universidade Federal de Lavras. 2024. 60 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Para enfrentar a forte desigualdade existente no acesso ao ensino superior no Brasil, fruto, basicamente, de séculos e séculos de racismo e segregação racial, travestidos de democracia racial, a política de cotas para estudantes pretos, pardos e indígenas – PPI vem se configurando em grande avanço, no sentido de uma transformação social e, em certa medida, de superação da discriminação racial. O objetivo geral do estudo consiste em identificar a presença dos estudantes ingressantes pelo Grupo 1 de Cotas PPI (Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas), na Universidade Federal de Lavras - UFLA, procurando compreender como esse grupo se insere no programa de assistência estudantil da instituição. Como objetivos específicos, intentamos: fazer uma breve discussão teórica sobre ações afirmativas, cotas PPI, assistência estudantil e permanência no ensino superior, além de identificar fatores presentes entre os grupos de estudantes, inseridos na assistência estudantil da universidade, capazes de impactar na sua permanência na instituição e, por fim, apontar as possibilidades de ações, para o enfrentamento das dificuldades identificadas, além de contribuir com subsídios que sirvam à política institucional de assistência estudantil. A questão central a ser respondida é: em que medida os estudantes cotistas PPI do Grupo 1 estão inseridos na Assistência Estudantil da universidade em comparação com os demais grupos assistidos pelos programas e serviços da instituição? Os referenciais teóricos que embasaram a construção deste trabalho consistem em: o racismo e conceitos, como o colonialismo e o eurocentrismo racial, apresentados como elementos cruciais para a abordagem do tema das cotas raciais nas universidades. Com base em dados secundários obtidos junto ao Sistema Integrado de Gestão da universidade (SIG), realizamos uma pesquisa quantiqualitaviva que buscou identificar a presença dos estudantes PPI na instituição, segundo recortes por curso, renda, sexo, cidade de origem, índice de rendimento acadêmico e benefícios acessados. Por fim, apresentamos uma sugestão de monitoramento da assistência estudantil, por meio de um instrumento de avaliação continuada.
Abstract: To address the severe inequality in access to higher education in Brazil, which is the result of centuries of racism and racial segregation disguised as a racial democracy, the quota policy for black, mixed-race, and Indigenous students (PPI in Portuguese) has been seen as a significant step forward in terms of social transformation and, to a certain extent, overcoming racial discrimination. The general objective of this study is to identify the presence of students admitted through Group 1 of the PPI Quota (candidates who self-declare as black, mixed-race, or Indigenous, with a gross family income per capita equal to or less than 1.5 minimum wages, and who have completed their entire high school education in public schools) at the Universidade Federal de Lavras (UFLA), seeking to understand how this group fits into the institution's student assistance program. As specific objectives, we intend to conduct a brief theoretical discussion on affirmative action, PPI quotas, student assistance, and retention in higher education, identify factors present among the groups of students included in the university's student assistance program, capable of impacting the retention of these students in the institution, and indicate the possibilities of actions to face the difficulties identified, contributing with subsidies that serve the institutional policy of student assistance. The central question to be answered is: to what extent are PPI quota students from Group 1 included in the university's Student Assistance program compared to the other groups assisted by the institution's programs and services? The theoretical references supporting this work’s construction consist of racism and concepts such as colonialism and racial Eurocentrism, presented as crucial elements for addressing the issue of racial quotas in universities. Based on secondary data obtained from the university's Integrated Management System (SIG in Portuguese), we conducted a quantitative and qualitative study that sought to identify the presence of PPI students at the institution according to program, income, gender, municipality of origin, academic performance index, and benefits accessed. Finally, we suggest monitoring student assistance through an ongoing assessment instrument.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59502
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



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