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dc.creatorMartins, Sidney Silva-
dc.creatorMartins, Raquel Márcia Fontes-
dc.date.accessioned2024-09-30T19:16:13Z-
dc.date.available2024-09-30T19:16:13Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMARTINS, S. S.; MARTINS, R. M. F. A hipercorreção em redações modelo Enem do site UOL Educação. Revista do GELNE, Natal, v. 25, n. 3, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59522-
dc.description.abstractThe difficulty of achieving the linguistic norm and the degree of formality required by writing assessments such as Enem reveals the linguistic insecurity of many Brazilian students. This insecurity materializes in their productions through resources such as the exaggerated application of rules —hypercorrection. In this sense, the aim of this study was to qualitatively analyze and describe the hypercorrected uses in Enem model essays produced by candidates for the exam and corrected by professionals from the UOL Educação website. To do this, we analyzed 80 essays from the site, catalogued the hypercorrected uses identified, highlighting the type and (non)correction by the professional and, finally, described each of the cases based on discussions of Sociolinguistics, based on Bagno (2021), Bortone and Alves (2014) and Calvet (2002), observing the catalysts that influence the cases identified —the rules of the standard norm and the writers' insufficient mastery of the rules and conventions that govern formal written Portuguese. Given the results, we found that hypercorrection is a phenomenon present in the texts of student candidates for the exam, and is mostly identified and corrected by language professionals. However, as an indication of linguistic insecurity, it represents a latent issue in Portuguese teaching.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista do GELNEpt_BR
dc.subjectEnsino de Portuguêspt_BR
dc.subjectRedação Enempt_BR
dc.subjectHipercorreçãopt_BR
dc.subjectPortuguese teachingpt_BR
dc.subjectEssay Enempt_BR
dc.subjectHypercorrectionpt_BR
dc.titleA hipercorreção em redações modelo Enem do site UOL Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe hypercorrection in model essays enem of the UOL education websitept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA dificuldade de atingir a norma linguística e o grau de formalidade requerido por avaliações de escrita, como a praticada pelo Enem, descortina a insegurança linguística de muitos estudantes brasileiros. Tal insegurança se materializa nas produções por meio de recursos como a aplicação exagerada de regras —a hipercorreção. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar e descrever qualitativamente os usos hipercorrigidos em redações modelo Enem produzidas por candidatos ao exame e corrigidas por profissionais do site UOL Educação. Para isso, analisamos 80 redações do site, catalogamos os usos hipercorrigidos identificados, evidenciando o tipo e a (não) correção por parte do profissional e, por fim, descrevemos cada um dos casos com base nas discussões da Sociolinguística, a partir de Bagno (2021), Bortone e Alves (2014) e Calvet (2002), observando os catalisadores que influenciam os casos identificados —as regras da norma-padrão e o domínio insuficiente, por parte dos redatores, das regras e convenções que regem o português escrito formal. Diante dos resultados, constatamos que a hipercorreção é um fenômeno presente em textos de estudantes candidatos ao exame, sendo majoritariamente identificado e corrigido pelo profissional de língua. No entanto, como indício de insegurança linguística, representa uma questão latente no ensino de português.pt_BR
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