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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Larissa da Silva Lisboa-
dc.creatorSilva, Avani Souza-
dc.date.accessioned2024-10-25T13:28:33Z-
dc.date.available2024-10-25T13:28:33Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUZA, Larissa da Silva Lisboa; SILVA, Avani Souza. A viagem, de Tatiana Pinto: narrativa infantil mocambicana e as (re)apropriacoes do feminino. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 45, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59618-
dc.description.abstractBreaking free from utilitarian perspectives, contemporary Portuguese-speaking African children’s and youth’s literary texts bring readers different themes, as well as different narrative formats. A Viagem, by Mozambican writer Tatiana Pinto (2016), is part of this group of artistic works, enabling immersion in the traditional Mozambican universe, based on the collection of an oral history, but inserting constituent elements of current democracies. From the understanding of Pinto’s text in the category of “retelling” (HUNT, 2012), this article aims to reflect on how the question of gender is inserted in the narrative, whether from the initial collection, in the 19th century, or in the author’s rewriting, through new elements that update the story to the contemporary public.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceCaderno Seminalpt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectRecontopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectChildren’s literaturept_BR
dc.subjectPinto, Tatianapt_BR
dc.titleA viagem, de Tatiana Pinto: narrativa infantil mocambicana e as (re)apropriacoes do femininopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoDesvencilhando-se de perspectivas utilitaristas, os textos literários infantis e juvenis contemporâneos dos países africanos de língua portuguesa trazem aos leitores diferentes temáticas, bem como diversos formatos narrativos. A viagem, da escritora moçambicana Tatiana Pinto (2016), faz parte desse grupo de obras artísticas, possibilitando a imersão no universo tradicional moçambicano, a partir da recolha de uma história oral, mas inserindo elementos constituintes das atuais agendas democráticas. A partir da compreensão do texto de Pinto na categoria de “reconto” (HUNT, 2012), o presente artigo tem como objetivo refletir sobre como se insere a questão de gênero na narrativa, seja a partir da recolha inicial, no século XIX, seja na reescrita da autora, por meio de novos elementos que atualizam a história ao público contemporâneo.pt_BR
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