Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59750
Título: Diálogos entre poesia e educação científica: uma experiência para a formação de professores a partir do PIBID de Biologia da UFLA
Título(s) alternativo(s): Dialogues between poetry and scientific education: an experience for teacher training in the PIBID Biology Program at UFLA​
Autor : Pereira, Danielle Cristina
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5883376553408250
Primeiro orientador: Nascimento Junior​, Antônio Fernandes
Primeiro membro da banca: Neder, Marco Antonio Villarta
Segundo membro da banca: Oliveira, Emerson Ferreira de
Palavras-chave: Poesia
Formação de Professores
Ensino de Ciências
Educação Científica
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Arte e Ciência
Metodologia de Ensino
Poetry
Teacher Training
Science Teaching
Scientific Education
Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID)
Art and Science
Teaching Methodology
Data da publicação: 17-Dez-2024
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: PEREIRA, Danielle Cristina. Diálogos entre poesia e educação científica: uma experiência para a formação de professores a partir do PIBID de Biologia da UFLA. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Ambiental) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o diálogo entre poesia e ciência, considerando sua relação com a formação inicial de professores. A pesquisa foi realizada com alunos e alunas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Licenciatura em Ciências Biológicas, com encontros ocorrendo em 2021 e 2022. Além disso, os(as) estudantes desse programa criaram relatórios com suas percepções sobre o efeito que a arte poética teve no seu processo de formação docente. Os encontros aconteciam semanalmente e incluíam diversas formas de arte: cinema, música e poesia, que é o foco desta pesquisa. Como resultado, foi possível compreender que a poesia pode ajudar os(as) futuros professores(as) a encontrar um novo caminho, promovendo uma prática pedagógica que rompa com o ensino tradicional e rígido de ciências, permitindo-lhes ver as relações sociais, ambientais, políticas e culturais a partir de uma perspectiva poética, ao mesmo tempo que incorpora os conceitos que o conhecimento científico oferece. Durante os encontros foram organizadas leituras de poesia, onde foram recitados poemas conhecidos. Contudo, houve também um momento em que os bolsistas puderam apresentar os seus próprios textos e posteriormente relatar como a poesia os impactou. Assim, quando a arte e a ciência estão alinhadas, trabalhando para o desenvolvimento do pensamento crítico, ajuda a revelar realidades muitas vezes oculta pelo capitalismo. Para a pesquisa optou-se pela análise de conteúdo, categorizando as falas dos estudantes. Inicialmente, foram identificadas três categorias referentes às percepções de criação de poemas originais. Na segunda fase, emergiram cinco categorias sobre como a poesia e as discussões afins foram percebidas por eles(as). Na terceira fase, foram criadas seis categorias, mostrando o impacto da arte poética na formação de professores(as) de ciências e biologia. Como resultado, constatamos que esta arte é uma forte aliada no processo de formação docente, contribuindo para uma educação mais humanizadora e sensível, desenvolvendo o pensamento crítico-reflexivo e permitindo que os futuros professores(as) vejam a poesia como um caminho para uma prática pedagógica transformadora.
Abstract: This work aims to understand the dialogue between poetry and science, considering its relationship with initial teacher education. The research was conducted with students from the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation (PIBID) in Biological Sciences, with meetings taking place in 2021 and 2022. Additionally, the students in this program created reports on their perceptions of the effect that poetic art had on their teacher education process. The meetings occurred weekly and included various forms of art: cinema, music, and poetry, which is the focus of this research. As a result, it was possible to understand that poetry can help future teachers find a new path by promoting a pedagogical practice that breaks away from traditional and rigid science teaching, allowing them to see social, environmental, political, and cultural relationships from a poetic perspective while incorporating the concepts provided by scientific knowledge. During the meetings, poetry readings were organized, where well-known poems were recited. However, there was also a moment when the scholars could present their own texts and subsequently report how poetry impacted them. Thus, when art and science are aligned, working towards the development of critical thinking, it helps to reveal realities often obscured by capitalism. For the research, content analysis was chosen, categorizing the students' statements. Initially, three categories were identified regarding the perceptions of creating original poems. In the second phase, Five categories emerged on how poetry and related discussions were perceived by them. In the third phase, six categories were created, showing the impact of poetic art on the education of science and biology teachers. As a result, it was found that this art is a strong ally in the teacher education process, contributing to a more humanizing and sensitive education, developing critical-reflective thinking, and allowing future teachers to see poetry as a path to a transformative pedagogical practice.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59750
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons