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dc.creatorSousa, Paulo Eduardo de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-03-12T20:39:02Z-
dc.date.available2025-03-12T20:39:02Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.date.submitted2024-09-30-
dc.identifier.citationSOUSA, Paulo Eduardo de Oliveira. “Ideias para adiar o fim do mundo”: contribuições da obra de Ailton Krenak para a educação ambiental. 2025. 102 p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Ambiental) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59851-
dc.description.abstractThe work entitled "Ideas to postpone the end of the world: contributions of Ailton Krenak’s work to Environmental Education" is a dissertation presented to the Graduate Program in Scientific and Environmental Education at the Federal University of Lavras. The main objective of the research is to analyze the ideas presented by Ailton Krenak in his book Ideas to postpone the end of the world and to explore possible dialogues between these reflections and Environmental Education. The dissertation is structured around three main thematic axes present in Krenak's work: Time and Space, Earth, and Memory, Ancestry and Collectivity. These axes are approached from the worldview of native peoples, proposing a reassessment of traditional conceptions of development and sustainability. Krenak criticizes the distancing between humanity and nature, pointing out that the contemporary environmental crisis is rooted in this distancing, deeply rooted in Western and Eurocentric thought. The author of the dissertation adopts a qualitative approach, performing a critical analysis of the content of Krenak's work, exploring how his ideas can contribute to a critical and plural Environmental Education, which values ancestral knowledge and indigenous traditions. Krenak's work is considered an opportunity to reflect on current practices and an invitation to reconnect with nature, integrating a critical view of the Western model of development and the need for environmental education that contemplates cultural diversity and historically oppressed voices. The research concludes that Krenak's work offers valuable contributions to Environmental Education, but warns of the need for a critical analysis of the proposed solutions, avoiding the idealization of indigenous cultures as the only answers to complex environmental problems. In addition, the importance of an education that is connected to the interests of the popular classes and that recognizes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectKrenak, Ailton, 1953-pt_BR
dc.subjectCosmovisãopt_BR
dc.subjectPovos origináriospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectWorldviewpt_BR
dc.subjectNative peoplespt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.title“Ideias para adiar o fim do mundo”: contribuições da obra de Ailton Krenak para a educação ambientalpt_BR
dc.title.alternative"Ideas to postpone the end of the world" by Ailton krenak: contributions of Ailton Krenak's work to environmental educationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Laise Vieira Gonçalves-
dc.contributor.referee1Nascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.contributor.referee2Chaves Filho, Flávio Henrique-
dc.contributor.referee3Barbosa, Josué Humberto-
dc.description.resumoO trabalho intitulado "Ideias para adiar o fim do mundo: contribuições da obra de Ailton Krenak para Educação Ambiental" é uma dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação Científica e Ambiental da Universidade Federal de Lavras. O objetivo central da pesquisa é analisar as ideias apresentadas por Ailton Krenak em seu livro Ideias para adiar o fim do mundo e explorar possíveis diálogos entre essas reflexões e a Educação Ambiental. A dissertação é estruturada em torno de três eixos temáticos principais presentes na obra de Krenak: Tempo e Espaço, Terra, e Memória Ancestralidade e Coletividade. Esses eixos são abordados a partir da cosmovisão dos povos originários, propondo uma reavaliação das concepções tradicionais de desenvolvimento e sustentabilidade. Krenak critica o distanciamento entre a humanidade e a natureza, apontando que a crise ambiental contemporânea tem raízes nesse distanciamento, profundamente enraizado no pensamento ocidental e eurocêntrico. O autor da dissertação adota uma abordagem qualitativa, O autor da dissertação adota uma abordagem qualitativa, utilizando a análise de conteúdo como metodologia principal, que permite identificar, classificar e interpretar os temas centrais da obra. A pesquisa busca realizar uma análise crítica do conteúdo da obra de Krenak, explorando como suas ideias podem contribuir para uma Educação Ambiental que valorize os saberes ancestrais e as tradições indígenas. A obra de Krenak é considerada como uma oportunidade de reflexão sobre as práticas atuais e um convite à reconexão com a natureza, integrando uma visão reflexiva sobre o modelo ocidental de desenvolvimento e a necessidade de uma educação ambiental que contemple a diversidade cultural e as vozes historicamente oprimidas. A pesquisa conclui que a obra de Krenak oferece valiosas contribuições para a Educação Ambiental, mas alerta para a necessidade de uma análise crítica das soluções propostas, evitando a idealização das culturas indígenas como únicas respostas para os problemas ambientais complexos. Além disso, ressalta-se a importância de uma educação que esteja conectada aos interesses das classes populares e que reconheça a luta contínua dos povos indígenas por seus direitos e pela preservação de suas tradições e territórios.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais – ICNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415333428420490pt_BR
Appears in Collections:Educação Científica e Ambiental - Mestrado (Dissertação)



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