Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorPereira, Alexandre-
dc.contributorBagdonas, Alexandre-
dc.date.accessioned2025-05-14T17:10:03Z-
dc.date.available2025-05-14T17:10:03Z-
dc.date.issued2025-05-14-
dc.identifier.citationPEREIRA, Alexandre; BAGDONAS, Alexandre. A construção de uma casa como tema para discussões sobre ética em sala de aula. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente).pt_BR
dc.identifier.isbnISBN 978-65-84982-21-5.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59938-
dc.descriptionO presente e-book propõe uma sequência didática voltada ao ensino de Ciências por meio da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), tendo como eixo temático a construção de uma casa. A proposta visa fomentar a reflexão ética entre estudantes da Educação Básica, relacionando escolhas materiais e arquitetônicas com impactos sociais e ambientais. A metodologia fundamenta-se na pedagogia freireana, nos Três Momentos Pedagógicos e na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), incentivando o protagonismo discente na análise crítica de dilemas reais. O material está estruturado em quatro atividades: identificação de problemas locais relacionados à moradia; levantamento e discussão sobre materiais e técnicas de construção; análise de dilemas éticos envolvendo padrões arquitetônicos e populações vulneráveis; e elaboração de propostas de habitação sustentáveis e justificadas. Os eixos teóricos de ética normativa (deontologia, utilitarismo e virtudes) e ontologia moral (desde o egoísmo ético ao socioecocentrismo) são apresentados como suporte conceitual às atividades, permitindo ao professor contextualizar decisões humanas a partir de valores éticos. A obra também problematiza o padrão arquitetônico dominante no Brasil, incentivando alternativas alinhadas à justiça social e à sustentabilidade. Com isso, busca-se ampliar a consideração moral dos estudantes, promovendo a formação de sujeitos críticos, reflexivos e comprometidos com a transformação social.pt_BR
dc.description* Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal.-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUFLApt_BR
dc.relation.ispartofseriesColeção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente-
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.uriAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectFísica - Ensinopt_BR
dc.subjectEducação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)pt_BR
dc.subjectEducação - Éticapt_BR
dc.subjectConstrução civil - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos morais e éticospt_BR
dc.subjectArquitetura sustentável-
dc.titleA construção de uma casa como tema para discussões sobre ética em sala de aulapt_BR
dc.typeLivropt_BR
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons