Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59938
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Pereira, Alexandre | - |
dc.contributor | Bagdonas, Alexandre | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T17:10:03Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T17:10:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Alexandre; BAGDONAS, Alexandre. A construção de uma casa como tema para discussões sobre ética em sala de aula. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente). | pt_BR |
dc.identifier.isbn | ISBN 978-65-84982-21-5. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59938 | - |
dc.description | O presente e-book propõe uma sequência didática voltada ao ensino de Ciências por meio da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), tendo como eixo temático a construção de uma casa. A proposta visa fomentar a reflexão ética entre estudantes da Educação Básica, relacionando escolhas materiais e arquitetônicas com impactos sociais e ambientais. A metodologia fundamenta-se na pedagogia freireana, nos Três Momentos Pedagógicos e na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), incentivando o protagonismo discente na análise crítica de dilemas reais. O material está estruturado em quatro atividades: identificação de problemas locais relacionados à moradia; levantamento e discussão sobre materiais e técnicas de construção; análise de dilemas éticos envolvendo padrões arquitetônicos e populações vulneráveis; e elaboração de propostas de habitação sustentáveis e justificadas. Os eixos teóricos de ética normativa (deontologia, utilitarismo e virtudes) e ontologia moral (desde o egoísmo ético ao socioecocentrismo) são apresentados como suporte conceitual às atividades, permitindo ao professor contextualizar decisões humanas a partir de valores éticos. A obra também problematiza o padrão arquitetônico dominante no Brasil, incentivando alternativas alinhadas à justiça social e à sustentabilidade. Com isso, busca-se ampliar a consideração moral dos estudantes, promovendo a formação de sujeitos críticos, reflexivos e comprometidos com a transformação social. | pt_BR |
dc.description | * Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal. | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFLA | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente | - |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Física - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ética | pt_BR |
dc.subject | Construção civil - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Aspectos morais e éticos | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura sustentável | - |
dc.title | A construção de uma casa como tema para discussões sobre ética em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIVRO1_A construção de uma casa como tema para discussões sobre ética em sala de aula | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LIVRO2_A construção de uma casa como tema para discussões sobre ética em sala de aula | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons