Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59938
Title: A construção de uma casa como tema para discussões sobre ética em sala de aula
Authors: Pereira, Alexandre
Bagdonas, Alexandre
Keywords: Física - Ensino
Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)
Educação - Ética
Construção civil - Aspectos sociais
Ciência - Aspectos morais e éticos
Arquitetura sustentável
Issue Date: 14-May-2025
Publisher: UFLA
Citation: PEREIRA, Alexandre; BAGDONAS, Alexandre. A construção de uma casa como tema para discussões sobre ética em sala de aula. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente).
Series/Report no.: Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente
Description: O presente e-book propõe uma sequência didática voltada ao ensino de Ciências por meio da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), tendo como eixo temático a construção de uma casa. A proposta visa fomentar a reflexão ética entre estudantes da Educação Básica, relacionando escolhas materiais e arquitetônicas com impactos sociais e ambientais. A metodologia fundamenta-se na pedagogia freireana, nos Três Momentos Pedagógicos e na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), incentivando o protagonismo discente na análise crítica de dilemas reais. O material está estruturado em quatro atividades: identificação de problemas locais relacionados à moradia; levantamento e discussão sobre materiais e técnicas de construção; análise de dilemas éticos envolvendo padrões arquitetônicos e populações vulneráveis; e elaboração de propostas de habitação sustentáveis e justificadas. Os eixos teóricos de ética normativa (deontologia, utilitarismo e virtudes) e ontologia moral (desde o egoísmo ético ao socioecocentrismo) são apresentados como suporte conceitual às atividades, permitindo ao professor contextualizar decisões humanas a partir de valores éticos. A obra também problematiza o padrão arquitetônico dominante no Brasil, incentivando alternativas alinhadas à justiça social e à sustentabilidade. Com isso, busca-se ampliar a consideração moral dos estudantes, promovendo a formação de sujeitos críticos, reflexivos e comprometidos com a transformação social.
* Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59938
ISBN: ISBN 978-65-84982-21-5.
Appears in Collections:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons