Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59958
Título: Práticas docentes para o ensino de matemática para pessoas surdas
Autores: Carvalho, Leonice Silvério de
Mendes, Rosana Maria
Palavras-chave: Educação inclusiva
Matemática inclusiva
Surdez – Educação especializada
Práticas docentes
Centro de Atendimento Educacional Especializado
Educação bilíngue
Data do documento: 15-Mai-2025
Editor: UFLA
Citação: CARVALHO, Leonice Silvério de; MENDES, Rosana Maria. Práticas docentes para o ensino de matemática para pessoas surdas. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente).
Série/Relatório no.: Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente
Descrição: O e-book apresenta um guia prático com estratégias pedagógicas voltadas ao ensino de matemática para pessoas surdas, com base na Educação Matemática Inclusiva. O material aborda temas como bidocência, etnomatemática surda, uso da Libras (L1), da Língua Portuguesa escrita (L2) e da linguagem matemática (L3), além da importância da visualidade no processo de aprendizagem. Organizado em tópicos ilustrados, o conteúdo busca apoiar docentes na construção de práticas acessíveis, contextualizadas e bilíngues que respeitem a cultura surda e promovam equidade no ensino de matemática.
* Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59958
ISBN: 978-65-84982-17-8
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons