Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/7257
metadata.revistascielo.dc.title: Qualidade física de um latossolo vermelho, perdas por erosão e desenvolvimento do milho em dois sistemas de manejo
metadata.revistascielo.dc.creator: Marques, Sebastião Rovilson
Weill, Mara de Andrade Marinho
Silva, Laura Fernanda Simões da
metadata.revistascielo.dc.subject: Sistema plantio direto
Sistema convencional
Compactação do solo
Indicadores de qualidade
metadata.revistascielo.dc.publisher: Editora da Universidade Federal de Lavras
metadata.revistascielo.dc.date: 1-Aug-2010
metadata.revistascielo.dc.identifier.citation: MARQUES, S. R.; WEILL, M. de A. M.; SILVA, L. F. S. da. Qualidade física de um latossolo vermelho, perdas por erosão e desenvolvimento do milho em dois sistemas de manejo. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 34, n. 4, p. 967-974, jul. 2010.
metadata.revistascielo.dc.description.resumo: O manejo agrícola interfere nas condições físicas, químicas e biológicas do solo, na capacidade produtiva do sistema agrícola e na susceptibilidade do solo ao processo erosivo, não raramente acentuando-a. Objetivou-se, neste estudo, estudar a influência de dois sistemas de manejo sobre a qualidade física de um Latossolo Vermelho Distroférrico típico da região de Campinas, SP, bem como seus efeitos tanto no desenvolvimento e produtividade da cultura do milho, quanto no controle das perdas de terra e de nutrientes por erosão. Foram comparados dois sistemas de manejo, sistema plantio direto (SPD) e sistema convencional com grade aradora (SC), aplicando-os em parcelas experimentais dotadas com sistemas coletores de enxurrada para avaliação das perdas de terra e de nutrientes por erosão. Também foram analisados atributos físicos e químicos do solo, bem como dados biométricos e de produtividade da cultura do milho. Os resultados evidenciam que o manejo agrícola influenciou a qualidade do solo, sendo que os indicadores físicos foram melhores no sistema convencional. No entanto, os indicadores biométricos, em especial altura de plantas, foram superiores no sistema plantio direto. Também houve influência do manejo sobre o controle da erosão, ocorrendo maiores perdas de solo e de nutrientes, em particular, de fósforo e de matéria orgânica nas parcelas sob SC.
metadata.revistascielo.dc.identifier: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542010000400024
metadata.revistascielo.dc.language: pt
Appears in Collections:Ciência e Agrotecnologia

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.