Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/787
Título: Uma proposta para o ensino da geometria espacial métrica no Ensino Médio
Autor : Silva, Alex Reis da
Primeiro orientador: Ferrari, Agnaldo José
Primeiro membro da banca: Jorge, Grasiele Cristiane
Oliveira, Amanda Castro
Área de concentração: Matemática
Palavras-chave: Educação
Jogo
Habilidade
Competência
Wingeom
Education
Skill
Competencie
Game
Data da publicação: 2013
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES
Referência: SILVA, A. R. da. Uma proposta para o ensino da geometria espacial métrica no ensino médio. 2013. 93 p. Dissertação (Mestrado em Matemática)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: O autor deste projeto visa apresentar uma proposta alternativa para o ensino da geometria espacial métrica, que é ensinada nos anos finais do Ensino Médio, por meio do uso de softwares de visualização e softwares de jogos como uma estratégia para minimizar as dificuldades na visualização geométrica e apropriação de seus conceitos e definições. Foi feito um estudo sobre a história do ensino da geometria e sobre as propostas atuais do governo, com o intuído de se compreender a situação atual do ensino da mesma. O estudo foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas. Com o resultado da pesquisa elaborou-se o projeto, cuja proposta é a de desenvolver as habilidades e competências geométricas por meio de algumas etapas. Para a realização dessas etapas foram utilizados materiais concretos, o software educacional wingeom e o software de jogo Gemp, que foram idealizados pelos autores deste projeto para a conclusão do mesmo. Por esse meio desta proposta espera-se que o ensino da geometria espacial métrica possa ser realizado de forma diferenciada e motivadora propiciando um melhor entendimento por parte do discente
O autor deste projeto visa apresentar uma proposta alternativa para o ensino da geometria espacial métrica, que é ensinada nos anos finais do Ensino Médio, por meio do uso de softwares de visualização e softwares de jogos como uma estratégia para minimizar as dificuldades na visualização geométrica e apropriação de seus conceitos e definições. Foi feito um estudo sobre a história do ensino da geometria e sobre as propostas atuais do governo, com o intuído de se compreender a situação atual do ensino da mesma. O estudo foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas. Com o resultado da pesquisa elaborou-se o projeto, cuja proposta é a de desenvolver as habilidades e competências geométricas por meio de algumas etapas. Para a realização dessas etapas foram utilizados materiais concretos, o software educacional wingeom e o software de jogo Gemp, que foram idealizados pelos autores deste projeto para a conclusão do mesmo. Por esse meio desta proposta espera-se que o ensino da geometria espacial métrica possa ser realizado de forma diferenciada e motivadora propiciando um melhor entendimento por parte do discente
metadata.teses.dc.description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós- Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/787
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DEX - Matemática - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_Uma proposta para o ensino da geometria....pdf973,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.