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metadata.ojs.dc.title: O compromisso como moderador da influência da satisfação e da identificação na comunicação boca a boca: uma análise junto a consumidores de alimentos orgânicos
metadata.ojs.dc.title.alternative: The commitment as a moderator of the influence of satisfaction and identification on word of mouth: an analysis with consumers of organic food
metadata.ojs.dc.creator: Costa, Francisco José da
Montefusco, Davi
Lima, Marcelo Correia
metadata.ojs.dc.subject: Boca a boca (Comunicação)
Satisfação
Compromisso
Identificação
Alimentos orgânicos
Word of mouth
Satisfaction
Commitment
Identification
Organic food
metadata.ojs.dc.publisher: Organizações Rurais & Agroindustriais
metadata.ojs.dc.date: 4-Apr-2011
metadata.ojs.dc.identifier.citation: COSTA, F. J. da; MONTEFUSCO, D.; LIMA, M. C. O compromisso como moderador da influência da satisfação e da identificação na comunicação boca a boca: uma análise junto a consumidores de alimentos orgânicos. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 11, n. 2, p. 288-304, 2009.
metadata.ojs.dc.description.resumo: O estudo foi realizado com o objetivo de analisar a relação entre os temas satisfação, compromisso, identificação e boca a boca. Partiu-se da evidência de uma lacuna teórica na relação entre estes tópicos e procura apresentar uma contribuição, considerando a realidade específica do consumo de alimentos orgânicos. Foi procedida uma revisão de literatura, a partir da qual foram enunciadas seis hipóteses envolvendo os temas definidos. Para avaliar as hipóteses, foi realizado um estudo de campo envolvendo 134 consumidores, na cidade de Fortaleza, CE. O teste das hipóteses foi feito por meio da técnica análise de regressão e as principais conclusões foram: (1) a relação entre satisfação e boca a boca, nos produtos verificados, é parcial quando se analisa em conjunto a identificação do cliente; (2) o compromisso e a identificação são influenciadores consistentes da comunicação boca a boca e (3) há variações na interação entre os construtos, incluindo-se a mediação do compromisso na relação entre identificação, satisfação e boca a boca.
metadata.ojs.dc.description.abstract: The aim of the study was to analyze the relations between the issues of satisfaction, commitment, identification and word of mouth. The study was based on a theoretical gap detected in the relations between these concepts and seeks to present some contributions regarding, specifically, organic food consumption. From a review of the literature, six hypotheses were made. To assess the hypotheses, field work was conducted among 134 organic food consumers in Fortaleza, Ceará state. In order to test the hypotheses, statistical regression analysis was used After the statistical analysis, the main conclusions were: (1) the relation between satisfaction and word of mouth, in the organic food sector, is partial when analyzed together with consumer identification; (2) commitment and identification are a consistent influence on word of mouth behavior; (3) there are variations in the interaction between constructs, including mediation of commitment in the relation between identification, satisfaction and word of mouth.
metadata.ojs.dc.identifier: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/55
metadata.ojs.dc.language: por
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