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Título: Potencial e estrutura de mercado no município de Cruzília, MG: viabilidade de implantação de feira livre
Título(s) alternativo(s): Potential and market structure in the municipality of Cruzília, MG: viability of implementation of street fair
Autor: Martinhago, Dariana Zanella
Reis, Ricardo Pereira
Pereira, Claudia Maria Miranda de Araújo
Palavras-chave: Hortifrutigranjeiros
Feira livre
Agricultor familiar
Horticultural products
Family farms
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Data: 30-Jan-2014
Referência: MARTINHAGO, D. Z.; REIS, R. P.; PEREIRA, C. M. M. de A. Potencial e estrutura de mercado no município de Cruzília, MG: viabilidade de implantação de feira livre. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 15, n. 3, p. 345-358, 2013.
Resumo: O presente estudo foi realizado com o objetivo central de avaliar o potencial de mercado, sua estrutura e a viabilidade econômica na comercialização de hortifrutigranjeiros, por agricultores familiares, no município de Cruzília, MG, visando à implantação de uma feira livre. Para isso, foram identificados os canais e os fluxos de comercialização, as margens de comercialização, e os hábitos do comportamento dos consumidores. Entre os principais resultados foi possível concluir que a maior parte dos hortifrutigranjeiros comercializados no município em estudo procede de produtores rurais da região, com exceção das hortaliças (folhagem), que são demandadas de produtores do próprio município. Outro ponto importante verificado foi em relação à margem de comercialização, constatou-se que, para todos os produtos analisados, a participação relativa ao produtor (PRP) foi alta. Conclui-se que há potencial de mercado para a implantação de uma feira livre no município de Cruzília, MG. Dessa forma, é necessário que seja feito um planejamento sobre todas as providências a serem tomadas e todas as parcerias a serem feitas.
Abstract: This study was conducted with the objective to evaluate the market potential, its structure and economic viability in the marketing of horticultural, by farmers in the municipality of Cruzília, MG, aimed at deploying a street fair. For this, the channels and marketing flows, trade margins, and habits of consumer behavior were identified. As main results, it concluded that most horticultural marketed in the municipality under study comes from farmers in the region, with the exception of vegetables (leaves), that are demanded of producers in their own city. Another important point verified was in relation to the marketing margin. It was found that, for all products analyzed, the relative share of the producer was high. It was concluded that there is potential market for the deployment of a street fair in the city of Cruzília, MG. Thus, it needs to be done planning steps about all the actions to be taken and all partnerships to be made.
Outras Identificações : http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/732
Idioma: por
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