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metadata.ojs.dc.title: Estrutura de mercado de produtos lácteos no município de Lavras, MG
metadata.ojs.dc.creator: Borges Júnior, Antônio
Reis, Ricardo Pereira
Reis, Antônio João dos
metadata.ojs.dc.subject: Estrutura de mercado
Comercialização
Leite e derivados
Market structure
Commercialization
Dairy products
metadata.ojs.dc.publisher: Organizações Rurais & Agroindustriais
metadata.ojs.dc.date: 18-Apr-2011
metadata.ojs.dc.identifier.citation: BORGES JÚNIOR, A.; REIS, R. P.; REIS, A. J. dos. Estrutura de mercado de produtos lácteos no município de Lavras, MG. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 3, n. 2, jul./dez. 2001.
metadata.ojs.dc.description.resumo: Por meio deste estudo, buscou-se caracterizar a estrutura de mercado e a comercialização de derivados lácteos na cidade de Lavras, MG. Para tanto, foram identificados seus agentes, suas condutas e analisados os preços pagos e recebidos, assim como o volume de vendas nos diferentes segmentos de mercado. Produtos que demandam maiores recursos tecnológicos em sua produção, como leite longa vida e doce de leite, apresentaram as maiores margens de comercialização. No setor varejista, os supermercados estabelecem, em média, menores margens que os concorrentes, principalmente em relação ao leite longa vida. No mercado de consumo de leite fluido, o produto pasteurizado é o mais demandado, com 36% da quantidade consumida, seguido pelo leite cru sem inspeção e pelo leite longa vida, com 31% e 28%, respectivamente. Os consumidores do leite sem inspeção o associam à qualidade, preço, serviços de distribuição e pagamento. Usando a metodologia do Índice de Gini, constatou-se a existência de concentração na distribuição de leite fluido nos mercados atacadista e varejista, com um nível de concentração maior no varejo.
metadata.ojs.dc.description.abstract: This study was carried out with the objective of characterizing the market structure and the commercialization of dairy products in the district of Lavras, MG, Brazil. For such study, agents were identified, their market conduct, and the prices paid and received were analyzed, as well as the volume of sales in the different market segments. It was verified that the products demanding greater technological resources, such as milk “longa vida” ( “long-life” or UHT milk ) and milk sweets are the ones that feature the largest commercialization margins. In the retail segment, supermarkets feature, in average, the lowest margins in relation to their competitors, especially “longa vida” milk. In the consumer market of milk, the sterilized product is the most demanded kind with 36% of the total consumption, informal milk (without inspection) with 31% and milk “longa vida” with 28%. The consumers prefer the informal type because they believe it features better quality, price, distribution and payment services. By the Gini Index methodology, it was verified that there is a concentration in the distribution of milk in the wholesale and retail markets, especially in retail stores.
metadata.ojs.dc.identifier: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/270
metadata.ojs.dc.language: por
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